Notícias

TJPE promove primeira fase de concurso de juízes substitutos

 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), promoveu, na tarde deste domingo (1º/12), a primeira fase do concurso público para novos(as) magistrados(as) do Poder Judiciário Estadual, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao todo, 2.356 candidatos fizeram provas, disputando 30 vagas de juízes(as) substitutos(as), sendo seis delas para pessoas pretas e pardas, uma para pessoa indígena e duas para pessoacom deficiência, observando critérios de cotas.

A primeira fase ocorreu em três locais, das 13h às 18h: Centro Universitário Frassinetti do Recife (UNIFAFIRE) e Colégio São José, ambos na Boa Vista; e Faculdade Alpha, em Santo Amaro. A prova, de caráter objetiva seletiva, contou com 100 questões envolvendo diversas áreas do Direito. O gabarito está previsto para ser divulgado nesta terça-feira (3/12).

O presidente da comissão do concurso de juiz substituto, desembargador Stênio Neiva, que esteve presente na UniFafire, conta que tudo transcorreu da melhor forma possível. “Nós começamos os planejamentos do concurso em março e nos reunimos com FGV várias vezes”, informou. “Hoje, a comissão está acompanhando a realização da prova com a crença na Justiça e que ela se constrói aqui, naqueles que querem fazer parte do Poder Judiciário”, definiu.

Para a procuradora e integrante da comissão do concurso, Laíse Queiroz, a participação de outras instituições na organização mostra o interesse coletivo em fazer o sistema de Justiça. Participam entidades como o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE). “Esse intercâmbio mostra-se não só oportuno como necessário e tem sido muito profícuo, a comissão tem trabalhado em plena harmonia. Eu só tenho a parabenizar os trabalhos”, comentou.

Durante a realização da prova, estiveram presentes também o desembargador Virgínio Marques Carneiro Leão, integrante da comissão; o diretor da FGV, Carlos Augusto Costa; e o gestor da Assistência Policial Militar e Civil (APMC/TJPE), coronel Chusa Ferreira.

Os aprovados na primeira fase seguirão para a etapa da prova escrita, nos dias 16 e 17 de fevereiro. O concurso conta ainda com mais três etapas: inscrição definitiva, prova oral e prova de títulos. Terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, uma única vez.


 

.....................................................................
Texto: Marcelo Dettogni | Ascom TJPE
Foto: Marcelo Dettogni | Ascom TJPE