Navegação do site
Ao centro do grupo, que retratou em seus trabalhos a linha do tempo do Memorial, Mariana Jucá
Na oficina “Bordando no Memorial”, dias 15 e 16 de maio, 12 mulheres, com idades entre 35 e 50 anos, retrataram em seus trabalhos as linhas do prédio da antiga estação ferroviária que abriga o seu Memorial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), localizado na área do Forte do Brum. A iniciativa fez parte da programação da 21ª Semana Nacional de Museu, que ocorreu entre 15 e 21 de maio, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, órgão do Ministério da Cultura.
“A proposta do curso, que foi aberto ao público em geral, é trabalhar o estímulo à valorização arquitetônica da cidade do Recife, com foco na antiga edificação do Memorial”, explicou a estagiária de Museologia do TJPE, graduada em Arquitetura e Urbanismo, também pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Mariana Jucá, responsável pela proposta. Em seu Instagram, a arquiteta divulga seus cursos e oficinas.
Segundo ela, que atua como bordadeira há sete anos, após uma visita exploratória no prédio e de pesquisa fotográfica, as participantes, na produção de seus bordados, destacaram a beleza estrutural do prédio, ao mesmo tempo em que elas se conscientizaram da importância de preservar edificações icônicas da arquitetura brasileira. “A troca de ideias entre os servidores, as alunas e os funcionários do Memorial com o ideal da conservação sustentável de prédios e locais históricos foi maravilhosa”, pontua Mariana Jucá.
...................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto : Cortesia