Notícias

TJPE promove o segundo casamento coletivo virtual em Pernambuco

Mosaico dos casais e representantes do Judiciário que participaram da cerimônia

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através de seu Núcleo de Conciliação - Nupemec, realizou, na manhã desta quinta-feira (27/05), a partir das 10h, a segunda cerimônia virtual de casamento coletivo em Pernambuco, formalizando civilmente a união de 103 casais. A cerimônia foi iniciada com a apresentação do Coral TJPE, sob a regência da maestrina Amilca Aniceto. Os músicos interpretaram a canção "Eu sei que vou te amar", de autoria de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Além da canção, os noivos também foram homenageados com um vídeo institucional, editado pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom -TJPE), que exibiu fotos de cada um dos casais.

 

No canal do YouTube da Ascom TJPE, a transmissão ao vivo da cerimônia somou mais de 1.000 visualizações.

O coordenador do Nupemec, desembargador Erik Simões, que, na Mesa de Honra do evento, representou o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, lembrou que a realização do casamento coletivo por meio virtual foi iniciativa da coordenadora setorial das Casas de Justiça e Programas Especiais, juíza Mariana Vargas Cunha de Oliveira Lima. Assim como a primeira, promovida no último mês de dezembro, o desembargador considerou que a segunda cerimônia virtual seria extraordinária.  Além de dar os parabéns aos nubentes, o magistrado lembrou que no casamento não deve haver hierarquia entre seus membros, mas sim respeito, amor, e superação contínua das questões individuais.

Em seu pronunciamento, Mariana Vargas enalteceu o trabalho de equipe de magistrados e servidores do Nupemec, por meio das Casas de Justiça do Bongi e do Coque, que possibilitou a realização da solenidade virtual. Ela lembrou que a certidão de casamento dos participantes será viabilizada pelo TJPE através do Cartório do Registro Civil do 5º Distrito Judiciário da Comarca do Recife sem custos aos noivos. Após o casamento, os 103 casais devem ir ao Cartório, com duas testemunhas, para assinar a documentação de casamento e buscar a certidão de casamento em data agendada.

Em relação a promover a versão virtual do casamento coletivo, Mariana Vargas explicou que a iniciativa segue o princípio de "sempre manter funcionando os serviços do Nupemec, sem descurar da irrestrita observância do dever de proteger a vida e a saúde de todas as pessoas envolvidas". Coube  à magistrada da 12ª Vara de Família e Registro Civil, Andréa Epaminondas Tenório de Brito, celebrar o casamento coletivo virtual, como ocorreu no mesmo no ano passado.

Além dos três magistrados citados, a mesa de honra do evento foi formada pelo coordenador geral adjunto do Núcleo de Conciliação - Nupemec, juiz Marcus Vinícius Nonato Rabelo Torres, e pela tabeliã do Cartório do 5º Distrito, Roseana Porto. A cerimônia foi possibilitada através da ferramenta de videoconferências Cisco Webex.

Casal Drieli Camila Soares, 29, e Eversson Henrique da Silva Souza Pontes

Por que a vida não espera - O primeiro casal a selar a união no casamento virtual é formado pela representante comercial da empresa San Distribuidora, Drieli Camila Soares, 29, e por Eversson Henrique da Silva Souza Pontes, 23, que trabalha como técnico de almoxarifado do Hospital Memorial de Prazeres. A noiva disse o seu "sim" na condição de paciente internada no Hospital da Mulher do Recife (HCP), pois estava no início dos trabalhos de parto.

De acordo com Drieli, ela se inscreveu logo que soube da oportunidade, disponibilizada pelo TJPE, de participar do casamento virtual em plena pandemia. Porém, ela contou que o nascimento de seu filho Luiz Henrique, previsto para ocorrer no inicio de junho, teve que ser adiantado por questões médicas, e por isso a data do casamento já agendada coincidiu com a data do ciclo de 38 semanas completas de gestação, época em que ela deveria estar hospitalizada.

"Casar hoje está sendo uma emoção dupla", afirmou.  Drieli, além de Luiz Henrique, ganhou mais outro presente no dia do seu enlace com Eversson: os exames realizados pelo HCP confirmaram que o bebê e a mamãe estão bem de saúde. "A alegria que sinto é muito grande".

Notícias relacionadas:

Mês das Noivas: como o TJPE vem realizando os casamentos no período da pandemia

TJPE vai realizar casamento virtual coletivo em Petrolina, Olinda, Caruaru e Pesqueira

Caruaru - TJPE conecta juiz e noivos em celebração de casamento coletivo

TJPE realiza primeiro casamento coletivo virtual no Núcleo de Conciliação

....................................................................

Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Antônio Santos | Ascom TJPE