Navegação do site
Assista à solenidade de abertura do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário: https://www.youtube.com/watch?v=J_HWJCghUhE
Valorizar e preservar a história que construiu a identidade cultural e social do Poder Judiciário. Com este objetivo, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza, a partir desta terça-feira (10/5), o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário. O evento, que tem como tema História, Memória e Patrimônios, segue até a sexta-feira (13/5), e será realizado na Escola Judicial do TJPE, em Recife.
O II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário é coordenado pela Comissão de Gestão e Preservação da Memória do TJPE, que tem à sua frente o desembargador Jones Figueirêdo, e pelo Memorial da Justiça da instituição. Conta, também, com o apoio de instituições parceiras, como, por exemplo, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Rede Nacional em prol da Memória do Poder Judiciário (Memojus Brasil), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), a Justiça Federal de Pernambuco, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), bem como seus respectivos memoriais e centros de memória, dentre outros.
O intuito da ação também é direcionado para a construção de redes entre os órgãos, bem como o intercâmbio de experiências e de boas práticas, e ainda a implantação de sistemas e a colaboração mútua, com a finalidade de preservar e dar acesso ao público e aos pesquisadores ao patrimônio histórico e documental da Justiça.
Na programação do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, serão abordados eixos como Gestão de Memória; Conservação Preventiva e Preservação Digital; História Institucional e Patrimônio Cultural; e Promoção de Cidadania e Difusão de Acervos. Para cada um dos eixos citados, haverá uma palestra e várias comunicações, com a participação de cinco palestrantes e 21 expositores. Os eixos serão compostos por painéis, que somam o número de seis.
Para conferir toda a programação do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, clique AQUI.
A gerente do Memorial da Justiça de Pernambuco, a historiadora Mônica Pádua, comenta que o Encontro Nacional de Memória do Poder contribuirá não só para a capacitação dos servidores dos Tribunais das áreas de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. “Este evento contribui principalmente para evidenciar a importância da gestão e preservação da Memória institucional para a sociedade”, pontua.
Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário
Em ato normativo, referendado pela Resolução 316/2020, o CNJ instituiu o dia 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário. A escolha pela data comemorativa considerou proposta do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), a partir de consulta realizada em fórum de discussão composto por vários especialistas do país.
..............................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE