Notícias

TJPE promove fórum para discutir ações de apoio aos usuários de drogas

Evento é realizado pela Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano

Promover o diálogo entre o Judiciário, Executivo e as instituições de saúde nas ações voltadas para o apoio aos usuários de entorpecentes. Esse é o foco do 1º Fórum sobre Atenção a Usuários de Drogas: Ampliando o Debate, que está sendo realizado nesta terça-feira (22), no auditório do 2º andar do Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Promovido pela Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) da Capital, o evento tem como público-alvo os profissionais da Justiça, Saúde, Educação e Assistência Social.

O juiz em exercício da Vepa, Gildenor Eudócio de Araújo Pires Júnior, ressalta a importância da unidade judiciária na realização de ações de apoio aos usuários e o combate às drogas. "A realização deste evento serve como um debate para aclarar as ideias entre os diferentes atores deste processo. Não somente o Judiciário, mas também a Saúde e o Poder Executivo", pontua o magistrado.

O ciclo de palestras teve início com a mesa-redonda Políticas sobre drogas na perspectiva da Justiça, Saúde, Assistência Social e Educação. Com mediação da psicóloga Jana Gabriela Barros da Silva, coordenadora do Centro de Acompanhamento a Penas e Medidas Alternativas (Capema), também participaram da mesa o juiz Gildenor Eudócio de Araújo Pires Júnior; a gerente de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Saúde do Recife, Telma Melo; e o gerente-geral de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Rafael West.

No período da tarde, o fórum prossegue a partir das 13h30, com a mesa redonda Práticas de Atenção a Usuários de Drogas: Fortalecendo a Rede e as Ações Intersetoriais. A mediação do debate ficará a cargo da Coordenadoria do Núcleo de Justiça Terapêutica da Vepa, Diva Matos.

Os convidados são o juiz titular do 1º Juizado Especial Criminal da Capital, José Júnior Florentino dos Santos Mendonça; a assistente social do Núcleo de Justiça Terapêutica da Vepa, Salete Moreira; a gerente do Caps AD René Ribeiro, Ester Correia; o coordenador regional do Programa Atitude no Cabo de Santo Agostinho, João Marcelo Costa; e a coordenadora geral estadual do ProJovem Urbano da Secretaria de Educação de Pernambuco, Maria Auxiliadora de Azevedo França.

..................................................

Texto: Thiago Moreira | Ascom TJPE

Foto: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira