Notícias

TJPE premia estagiários por criação de práticas inovadoras

Mesa da solenidade da premiação de estagiários. Evento aconteceu no auditório da Esmape
Integrantes da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) compõem a mesa da solenidade da Premiação Anual

A Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) – Esmape sediou a solenidade de entrega da Premiação Anual: o Futuro do TJPE - Práticas Inovadoras no Estágio – 3ª edição, na tarde da quarta-feira (22/11), no auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos. Os vencedores do certame foram Pedro Henrique Barbosa dos Reis, representando a área meio (administrativa), e Jéssica Cristina Souza do Nascimento, que atua na área fim (jurisdicional).  Confira a publicação do resultado na edição 210/2023 do Diário de Justiça eletrônico desta quinta-feira (23/11).

A gestora da Gerência de Agentes Públicos Temporários da Secretária de Gestão de Pessoas - SGP, Andréa Andrade, junto a servidoras Maria Consuelo de Assis, Nelma Ferrão e Bárbara Albuquerque, parabenizou os estudantes, como também homenageou os servidores do TJPE João Carlos Gonçalves Cavalcanti, e Lúcia Valéria Xavier Barbosa, enquanto supervisores dos projetos premiados de Pedro e Jéssica.  

“As práticas inovadoras são voltadas para o aumento da eficiência na gestão, conseguimos com a implantação reduzir desperdícios e melhorar a qualidade dos serviços prestados à nossa sociedade”, declarou Andréa Andrade.  

Vencedores com o certificado
Jéssica Cristina e Pedro Henrique receberam a premiação durante o evento

Iniciativas – O estagiário Pedro Henrique, que desempenha suas atividades no Núcleo de Ensino à Distância da Esmape, venceu o certame com a prática “A Estética do Conhecimento: Modificando a Identidade Visual com o CANVA nos Cursos EAD da Esmape”, na categoria Área Meio. A iniciativa vencedora, pela Área Fim, elaborada pela estudante de Direito Jéssica Cristina, intitula-se “O que vai acontecer agora?”: Um fluxograma explicativo da Ação Judicial no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis como mecanismo de ampliação do acesso à Justiça”.  

Jéssica atua no 21º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da Comarca do Recife. A premiação dos dois estudantes foi publicada na página 151 do Diário de Justiça eletrônico desta quinta-feira, 23 de novembro de 2023.  

Para a entrega do certificado da premiação, a servidora Nelma Ferrão convocou o estagiário Júlio Cabral da Silva Filho, que venceu em 2022 com o projeto “Descomplicando o Juridiquês”. “É gratificante trabalhar e aprender em uma instituição como o Tribunal de Justiça. A cada dia me sinto mais realizado, e entusiasmado pela ciência do Direito”, exultou Cabral. 

Habilitados - Dois estagiários receberam certificado de participação no certame. São eles: Vithor Moura Veras, estagiário na 3ª Vara Regional da Execução Penal da Comarca de Caruaru, que elaborou o projeto “Manual do Estagiário: Uma ferramenta dinâmica para capacitação de estagiários e servidores do Tribunal de Justiça” e o estudante Milton Mesquita, com a prática “Utilização de Aplicativo de Mensagens - Whatsapp - para o Fluxo de Informações entre o Núcleo de Apoio Psicossocial e o Jurisdicionado”. Mesquita desenvolve suas atividades no Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) da Comarca de Jaboatão dos Guararapes. 

Palestra – Durante a solenidade, os estudantes assistiram e participaram dos debates da conferência “Ética na Utilização da Inteligência Artificial”, ministrada pelo professor Flávio Secco Fonseca. O docente é formado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco – UPE, e dentre suas atividades científicas, integra o grupo de pesquisa em Computação Biomédica UPE-UFPE, que estuda os temas autismo e aprendizado de máquinas.  

Clique AQUI e confira as fotos do evento. 

....................................................................................................... 
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE 
Fotos: Joelton Ivson | Inova Propaganda