Notícias

TJPE participa do 12º Encontro dos Tribunais de Justiça Usuários do PJe

Nos dias 12 e 13 de setembro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) sediou o 12º Encontro dos Tribunais de Justiça Usuários do Processo Judicial Eletrônico (PJe). O evento contou com a presença de representantes dos Tribunais Estaduais, Tribunais Regionais Federais (TRFs), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante o encontro, os tribunais discutiram novas tecnologias a serem incorporadas ao PJe, parte da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ). As novidades incluem o Módulo de Gabinete, que usará Inteligência Artificial Generativa, o Módulo de Sessão de Julgamento e o Banco Nacional de Precedentes do CNJ. Os detalhes foram apresentados pelos Juízes Assessores do CNJ, Adriano Silva e João Thiago.

No primeiro dia do evento, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) apresentou sua experiência com a migração do sistema PJe para a nuvem. O Coordenador do Comitê Gestor do PJe do TJPE, desembargador Isaías Lins, e o diretor de de sistemas, João Tiago, mostraram como a mudança melhorou a infraestrutura e reduziu significativamente as indisponibilidades do sistema.

Desembargador Isaías Lins destacou que a migração para a nuvem resultou em uma grande redução nas reclamações dos usuários, afirmando que isso permite que as equipes técnicas se concentrem no desenvolvimento e melhorias do sistema. “Com mais automação e inteligência artificial, podemos tornar o sistema mais eficiente e colaborativo”, disse Lins.

João Tiago detalhou o processo de migração, que levou quase dois meses de preparação. Ele explicou que, antes da migração, o sistema apresentava cerca de 48 horas de indisponibilidade por mês, enquanto agora a indisponibilidade caiu para aproximadamente 2 horas. Tiago também compartilhou o processo de migração com outros tribunais presentes no encontro.

.........................................................................................
Texto: Saulo Moreira | Ascom TJPE
Foto: cortesia