Notícias

TJPE cumpre Meta 2 do Judiciário

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) já conseguiu cumprir a Meta 2 estabelecida para o 2º Grau da Justiça estadual neste ano. O relatório parcial foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (11/11) com números de janeiro a setembro de 2014. A Meta define como prioridade o julgamento de processos antigos, estabelecendo que o 2º Grau da Justiça estadual deve julgar, até 31 de dezembro deste ano, 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2011.

Só neste ano, foram julgados 1.875 processos em tramitação no 2º Grau do TJPE. Com isso, o Tribunal cumpriu 100,99% da meta. Até dezembro de 2013, 13.483 processos haviam sido julgados.

Para conseguir o resultado, o TJPE contou com o esforço de todos os desembargadores que integram a Corte. Como reforço, foram criadas, neste ano, três Câmaras Extraordinárias. Compostas por três desembargadores cada, as unidades funcionam em regime de mutirão, inclusive aos sábados, para julgar os processos mais antigos em tramitação na Justiça pernambucana.

"O empenho de cada um dos 49 desembargadores e também dos servidores que integram o Tribunal de Justiça de Pernambuco foi fundamental no cumprimento dessa meta", explicou o presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves.

O esforço não se restringe ao 2º Grau. "Os juízes e servidores da primeira instância também vêm dedicando especial empenho para julgar os processos da Meta 2, e, considerando os 200 cargos vagos na magistratura de 1º Grau, o TJPE criou a Central de Agilização Processual com o objetivo de acelerar o andamento dos processos mais antigos na Justiça", lembrou Neves.

A unidade, que conta com seis juízes exclusivos e um coordenador, começou a funcionar em setembro e já julgou 917 processos. Os 60 novos magistrados que passaram a integrar o Poder Judiciário também estão dando apoio ao trabalho.

A Meta 2 beneficia diretamente o cidadão, agilizando os processos mais antigos em tramitação. "Esses dados são  significativos,  pois mostram que magistrados e servidores estão imbuídos deste mesmo propósito. O resultado é uma consequência do trabalho realizado", afirmou o presidente.

 

..................................................................................................

Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE