Notícias

TJPE assina termo de intenção para participar do Comitê pela Primeira Infância

Presidente do TJPE e do TCE-PE assinando termo no Palácio da Justiça
Presidente do TCE, Ranilson Ramos, e presidente do TJPE, Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, assinam documento pela criação do comitê: ação integrada em nome das crianças de zero a seis anos

 
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, assinou, nesta terça-feira (20-12), o Termo de Intenção em Compor o Comitê Pernambucano pela Primeira Infância, instituição que atuará pela garantia e efetividade dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade.
 
A criação do Comitê vem sendo articulada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).  Seus integrantes terão o compromisso de implementar as ações previstas no Pacto Nacional pela Primeira Infância, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 
 
"O lugar da criança vai além da escola. Lugar de criança é também no orçamento", disse o presidente do TJPE, Luiz Carlos Figueirêdo, cuja trajetória profissional é marcada pela defesa dos direitos de crianças e adolescentes. 
 
O desembargador assinou o termo de intenção ao lado do presidente do TCE,  Ranilson Ramos. O conselheiro destacou a importância da iniciativa. "Se em 2022 nossa prioridade foi a questão ambiental e as ações para acabar com os lixões em Pernambuco, 2023 terá como prioridade a primeira infância. Nesse contexto, vamos agir para que os índices de vacinação retomem o patamar histórico do Sistema Único de Saúde", disse o conselheiro.
 
Segundo o TCE, o comitê deve reunir representantes do TJPE, Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), além de organizações não governamentais, entre outros.
 
........................................................................
Texto e foto: Saulo Moreira | Ascom TJPE