Notícias

TJPE apoia evento do CNJ “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”

3ª Edição do "Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura"
 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, nos dias 11, 12, 16 e 17 de julho, a terceira edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”. A iniciativa acontece no formato híbrido (virtual e presencial) e tem como propósito debater a garantia de acesso à cultura como parte estruturante da socioeducação.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tem apoiado e fortalecido a realização do evento anual, através do seu Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo (GMF), por meio da divulgação do evento para juízas e juízes da instituição e da articulação de atividade externa para as adolescentes privadas de liberdade no Recife.

A abertura do “III Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura” será realizada no dia 11 de julho com uma cerimônia virtual transmitida ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube. Na ocasião, haverá o lançamento da Diretriz Nacional de Cultura na Socioeducação, documento construído a partir dos resultados obtidos no Censo Nacional de Práticas de Leitura no Socioeducativo e na 1ª Conferência Livre de Cultura no Socioeducativo. A solenidade pode ser acompanhada por integrantes do Judiciário brasileiro e toda sociedade. Clique AQUI para assistir.

Já no dia 12 de julho, unidades socioeducativas de todo o país farão uma série de atividades culturais. Em Pernambuco, a Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase/PE), que é o órgão gestor das medidas de meio fechado, realizará a programação presencial. Serão promovidas  atividades de fomento à cultura pensadas e realizadas para compor a programação nacional do evento. Além disso, nos dias 16 e 17 de julho, haverá, de forma remota, programações específicas para adolescentes privados e privadas de liberdade. Três unidades socioeducativas pernambucanas participam de forma integral do evento, são elas: os Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia e Garanhuns; e o Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru.

…………………………….
Texto: Redação | Ascom TJPE
Imagem: CNJ