Navegação do site
Tem início treinamento de juízes e servidores para a implantação do PJe nas 34 Varas Cíveis do Recife
As unidades judiciárias começarão a funcionar com o sistema a partir do dia 2 de junho
O treinamento de juízes e servidores para a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas 34 Varas Cíveis da Capital teve início nesta sexta-feira (9/05). A abertura da capacitação foi realizada no auditório do Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves. As unidades judiciárias começarão a funcionar com o sistema a partir do dia 2 de junho.
O presidente do TJPE relembrou seu discurso de posse, quando afirmou que não pouparia esforços para a expansão do PJe no Estado. "Naquela ocasião, expliquei que o sistema ainda carece de evolução, mas que as vantagens são tantas, a exemplo da facilidade de acesso aos serviços judiciários, da redução de custos e aumento de produtividade, que era imperioso ao gestor público o estímulo à sua implantação e expansão. Assim, afirmei que empenharia força e patrocínio político para que, ainda em 2014, o PJe fosse implantado em todas as Varas Cíveis da Capital e da Região Metropolitana. Hoje, pouco mais de 90 dias de gestão, estamos dando persecução ao que prometi."
O desembargador destacou que a implantação do PJe faz parte de um programa de valorização do 1º Grau de Jurisdição, que também inclui reforma, recuperação e construção de fóruns no Estado, ampliação do horário de atendimento nas Varas Cíveis da Capital, titularização de 34 juízes, criação de escritórios de sentença, entre outras medidas. "Completamos 90 dias de com as atenções voltadas para a valorização do 1º Grau de Jurisdição. O coração da instituição são os juízes e servidores. Estando eles felizes, esse estado de espírito refletirá na eficiência dos serviços prestados em prol dos cidadãos", enfatizou.
A programação da sexta-feira também incluiu palestras sobre mudança de gestão, pela diretoria adjunta de desenvolvimento Humano, Simone Barreto, e sobre o funcionamento do PJe, com Ioná Mota, gerente do projeto. Além dos magistrados que atuam nas unidades, chefes de secretaria, do setor de distribuição, de antecedentes criminais de partidor, da Secretaria Judiciária, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Central de Mandados, além de servidores indicados participam da capacitação, que acontece até o dia 30 de maio. O curso está sendo realizado através da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Também participaram da abertura o presidente do Comitê Gestor do PJe, juiz Fábio Eugênio Dantas de Oliveira, o diretor do Foro do Recife, juiz Saulo Fabiani, o juiz José André Machado Barbosa Pinto, representando a Escola Judicial, e a secretária de Gestão de Pessoas, Rita de Cássia Maciel.
Leia mais:
Processo Judicial Eletrônico será obrigatório a partir do dia 3 de setembro
PJe já funciona em todos os Juizados Cíveis do Estado
.......................................................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Foto: Jair Alves | Agência Rodrigo Moreira