Navegação do site
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através de sua Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), promoverá a 7ª solenidade de entrega da placa e do diploma Prata da Casa Maria Valéria Pragana, segunda-feira (21/11), às 15h, na Escola Judicial – Esmape. O título homenageia 81 servidores que completam seus 25 anos de carreira no TJPE.
A diretora de Desenvolvimento Humano da SGP, Valéria Temporal, responsável pela implantação do Prata da Casa em 2016, explica que “o projeto foi idealizado com o propósito de reconhecer e evidenciar a dedicação, o talento e a força das pessoas que fazem a diferença na vida do TJPE.” O programa, incluindo a edição deste ano, condecorou 1.696 integrantes do seu corpo funcional.
No dia do evento, a partir das 13h30, todos os participantes recebem as credenciais de ingresso ao auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos. Naquele espaço, a solenidade terá formato híbrido, presencial e virtual, com transmissão simultânea nos canais da plataforma YouTube da Esmape. Na programação, haverá diversas atrações culturais, palestras, e o tradicional corte de bolo.
Valéria Pragana, exemplo de profissionalismo e dedicação
A servidora que dá nome ao Programa Prata da Casa, desde o ano de 2020, Maria Valéria de Oliveira Dias Pragana, nasceu no Recife, na data de 12 de maio de 1952. Ela se formara em Comunicação Visual (Bacharelado), pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, ingressando no TJPE em 1990, quando tomou posse no cargo de Escrevente na 4ª Vara de Crimes contra o Patrimônio da Capital.
Maria Valéria desenvolveu suas atividades em diversas áreas da Justiça estadual como a Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco e a, ainda existente, Diretoria de Recursos Humanos. Sempre engajada e proativa, exerceu várias funções até ocupar o cargo de secretária de Gestão de Pessoas do TJPE em 2008, com exercício até o ano de 2012.
A servidora elevou a Diretoria de Recursos Humanos a um patamar estratégico dentro da Instituição, pois o transformou em secretaria de Gestão de Pessoas, a atual SGP. Entre suas iniciativas, que trouxeram resultados primorosos ao Tribunal, destacam-se o Programa de Promoção de Bem-estar no Trabalho; a estruturação dos serviços de saúde, a implantação de uma consultoria interna, e a aplicação de mentoria no Programa de Vitaliciamento de Magistrados, entre muitos outros projetos e programas que priorizam a qualidade de vida dos integrantes do TJPE.
Maria Valéria de Oliveira Dias Pragana faleceu em 11 de junho de 2016, deixando muitas saudades em colegas e nas autoridades com que trabalhou no Poder Judiciário estadual. Na próxima cerimônia da 7ª Edição da premiação Prata da Casa, será exibido o documentário “Valéria Pragana: O Legado de uma Visionária no TJPE”, produzido pela Assessoria de Comunicação Social – Ascom/TJPE em parceria com a SGP.
............................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Imagem: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE