Notícias

Servidoras do TJPE participam de curso sobre prevenção e enfrentamento de casos de violência contra crianças e adolescentes

Salas do CRIAR para atender as crianças e adolescentes vítimas de violência
 
Nos dias 2 e 3 de maio, servidoras do Centro de Referência Interprofissional na Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (CRIAR) - uma psicóloga e quatro assistentes sociais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) - foram facilitadoras de capacitação on-line para educadores da OSC Giral e outros profissionais da rede de proteção à infância e adolescência de Glória do Goitá. A ação faz parte do projeto “Educar para Proteger”, que está na sua 5ª edição e aborda o tema “Abuso e Exploração - A Escravidão Moderna”.
 
A atividade integra o planejamento de ações do CRIAR em parceria com a OSC Giral em prol do 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. No total foram 40 participantes, e o curso abordou os seguintes conteúdos: os diferentes tipos de violência contra a criança e adolescentes no contexto atual; as principais alterações comportamentais e sinais de acordo com o tipo de violência; o atendimento e a escuta a crianças e adolescentes em situação de violência; a comunicação e notificação dos casos e o seguimento na rede atenção a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência.  
 
Servidoras do TJPE e participantes da capacitação durante atividade on-line
 
Segundo a assistente social do TJPE, Alessandra Araújo, umas das facilitadoras da capacitação e coordenadora do CRIAR, são muito importantes essas atualizações com os demais profissionais do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, pois assim, compartilham seus conhecimentos e experiências adquiridos por meio da sua atuação enquanto equipe interprofissional do Poder Judiciário de Pernambuco.
 
“Faz parte das atribuições do CRIAR concentrar esforços para que o setor, enquanto integrante das duas Varas de Crimes contra a Criança e o Adolescente, seja referência no que concerne às questões relativas à violência contra crianças e adolescentes e seus desdobramentos, fornecendo subsídios para estudiosos e profissionais dessa área”, comenta Alessandra.
 
O CRIAR é vinculado administrativamente a  1ª e 2ª Vara dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente e funciona no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA), na rua João Fernandes Vieira, 405, no Bairro da Boa Vista, no Recife. Este centro atende exclusivamente crianças e adolescentes que constam como vítimas nos processos de crimes das referidas varas, contribuindo para o que preceituam diversas leis que tratam desta temática, entre as quais a Lei 13.431/2017 e, mais recentemente, a Lei 14.344/2022, conhecida como Lei Henry Borel.
 
..................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE
Fotos: Cortesia