Notícias

Servidor faz história nas artes marciais e ganha várias competições

 
Uma vida dedicada às artes marciais e sucesso absoluto em várias competições. Isso resume em poucas palavras a trajetória do 2º Sargento Elias Damásio Júnior, policial à disposição do Tribunal de Justiça de Justiça (TJPE), atualmente lotado na Corregedoria Geral da Justiça. De 2021 até agora, ele acumula os seguintes títulos: campeão peso e absoluto no Sul-americano sem kimono no Rio de Janeiro (RJ), quando foi ranqueado como 2º melhor atleta do mundo pela IBJJF e CBJJ; 2º lugar no Mundial Master no RJ; campeão peso e absoluto no Open Jampa 2022 em João Pessoa; e campeão Brasileiro 2022 em São Paulo.
 
Essa história de sucesso começou cedo, ainda na infância, quando Elias Damásio tinha oito anos de idade e começou a praticar Taekwondo, modalidade em que é faixa preta. Depois vieram outras lutas: Muay Thai, krav Magá, Capoeira e Jiu-jítsu, a sua especialidade nas atuais competições, na qual é faixa roxa. Além de atleta, ele também é professor de artes marciais, e a depender do seu horário de trabalho, treina até cinco vezes por semana. Mas, quando se aproxima alguma competição, esses treinos precisam ser intensificados, e Elias Damásio treina duas ou três vezes por dia, quando é possível. 
 
“Toda arte marcial, quando nos dedicamos, se torna um estilo de vida por conta da sua Filosofia e dos ensinamentos aplicados dentro e fora do dojô. Além de fazer muito bem à saúde e à qualidade de vida, as lutas estimulam também valores como autoconfiança e autoestima”, comenta o atleta.
 
E para quem tiver interesse em iniciar a prática de qualquer modalidade de arte marcial, não existe limitação de idade ou de condicionamento físico. O mais importante, segundo o servidor à disposição do TJPE, é procurar uma academia de referência, com bons professores e onde a pessoa se sinta bem, exatamente como se fosse sua segunda casa. Fica a dica!
 
Conheça mais sobre a história de Damásio e suas competições no seu perfil no Instagram @damasiocav37
..................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE
Foto: Arquivo pessoal