Navegação do site
Secretaria de Tecnologia instala cerca de mil computadores novos em unidades judiciárias de todo o estado
Com o objetivo de atualizar o parque tecnológico do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) está substituindo por modelos novos computadores instalados em unidades judiciárias de todo o estado. Aproximadamente, mil micros já foram instalados em mais de 100 comarcas. A medida foi anunciada pelo presidente do Judiciário estadual, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, e pelo corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, durante os Encontros Regionais, que reuniram magistrados (as) e servidores (as) de julho a dezembro do ano passado.
No total, serão instalados 3.375 micros, substituindo os computadores mais antigos das unidades que contavam com estações de trabalho com 10 anos ou mais. Além disso, outros micros atenderão demandas de acréscimos de computadores e criação de novos setores no TJPE, de acordo com as prioridades definidas pela atual mesa diretora, juntamente com a Diretoria Geral do Tribunal e a Assessoria Técnica da Presidência.
“A necessidade de troca dos computadores foi apontada como essencial pelos usuários internos do TJPE em pesquisa anual de satisfação que a Setic realiza com foco na qualidade dos serviços ofertados. Apresentamos as informações ao diretor geral, Marcel Lima, e ao assessor técnico, juiz Gleydson Pinheiro, que levaram à mesa diretora e o projeto foi definido como prioritário”, esclareceu a secretária de Tecnologia, Juliana Neiva.
Entre as comarcas beneficiadas com as trocas e os acréscimos de computadores, estão Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Araripina, Arcoverde, Bodocó, Bonito, Bom Jardim, Caetés Capoeiras, Carnaíba, Catende, Cumaru, Caruaru, Garanhuns, Itapetim, Ipubi, Orobó, Serra Talhada, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife.
Uma nova compra de computadores também será realizada, ainda neste ano, para garantir que todo o parque tecnológico do Tribunal esteja modernizado, com máquinas mais potentes, rápidas e seguras, proporcionando melhores condições de trabalho aos integrantes do Judiciário estadual. A Setic ainda vem atuando na atualização do sistema operacional de micros mais recentes, trazendo uma melhoria de desempenho e aumentando a segurança no ambiente computacional do Tribunal.
Um novo contrato para serviço de internet também se encontra em andamento, fase de licitação, com o objetivo de melhorar o link de acesso e a velocidade para os usuários internos. Atualmente, a internet disponibilizada é contratada através do PE Conectado, contrato gerenciado pela secretaria de Administração do Estado. A contratação direta busca mais autonomia do Judiciário diante das concessionárias do serviço, proporcionando mais segurança, agilidade e estabilidade para magistrados (as) e servidores (as).
.........................................................................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE
Imagem: iStock