Notícias

Resultados da ação social "Pulando a fogueira das dívidas - Um salto para a liberdade econômica"



Neste São João de 2024, muita gente pulou a fogueira das dívidas, graças a ação social realizada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Núcleo de Conciliação - Nupemec. Nos dias 13 e 14 de junho, a Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados promoveu o evento "Pulando a fogueira das dívidas - Um salto para a liberdade econômica", no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, para prestar à população uma ação social voltada à negociação de débitos e educação financeira.

A iniciativa superou as expectativas iniciais, com presença massiva de cidadãos e cidadãs nos dois dias. Ao todo, foram prestados 798 atendimentos para o público. Assim, 10 pessoas foram assistidas pelo Sebrae /Consultoria Empreendedorismo; 64 pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)/ Consulta SPC e Serasa; 25 pela Delegacia do Consumidor; 159 a IITB / Emissão RG; 52 pelo Procon; 212 tiveram acesso a Credores – Audiências Realizadas; e 276 fizeram Triagem – Cadastros – Encaminhamentos. Das 212 audiências que foram realizadas, os acordos firmados resultaram em R$ 222.755,06 em valores homologados.

O objetivo principal da ação foi estimular a redução da inadimplência e proporcionar a restituição da dignidade, concedendo autonomia e empoderamento financeiro ao consumidor. Desse modo, os participantes tiveram a oportunidade de consultar suas dívidas, negociar seus débitos diretamente com seus credores por intermédio da mediação, obter orientação financeira e jurídica, e ainda participar de oficinas de empreendedorismo.


A iniciativa contou com a participação massiva de cidadãos (ãs) que compareceram ao Fórum do Recife

A ação contou com a parceria e participação do Programa de Orientação e Proteção do Consumidor (Procon), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae/PE), do CDL Recife consultas gratuitas de SPC e Serasa, da Delegacia de Consumidor, Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Faculdade Universo, Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), das concessionárias de serviço público Neoenergia de Pernambuco e Companhia Pernambucana de Saneamento Básico (Compesa), do Instituto de Protesto do Estado de Pernambuco (IEPTB-PE), além das instituições financeiras: Caixa Econômica Federal, Bancos do Brasil, Bradesco e Itaú.

O coordenador-geral do Nupemec, desembargador Erik Simões, discorreu sobre a iniciativa. “A ação social ‘Pulando a fogueira das dívidas’, coordenada pelo Proendividados, obteve um resultado bastante positivo. Foram quase oitocentas pessoas atendidas em dois dias, com mais de duzentas audiências realizadas, várias conciliações homologadas, cujo os valores superaram os duzentos mil reais. Mais uma oportunidade para quem se encaixa na condição de superendividado renegociar suas dívidas, limpar o nome, restabelecer o crédito, além do suporte técnico e psicológico para não retornar à condição anterior. Parabenizo a juíza Ana Paula Lira, a gerente Vivian Tavares de Melo e toda a sua equipe pela ideia e belíssimo trabalho, na certeza que este evento veio para ficar no calendário do Tribunal de Justiça”, pontuou Erik Simões.

Estavam presentes na ação social, o coordenador-geral adjunto do Núcleo de Conciliação - Nupemec, juiz José Alberto de Barros Freitas Filho; a coordenadora da Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados (Proendividados), juíza Ana Paula Lira; a gerente do Proendividados, Vívian Tavares, e mais 15 servidores do Poder Judiciário pernambucano.
........................................................................
Texto: Carolina Cerqueira | Ascom TJPE
Fotos: Ivaldo Reges | Inova Propaganda