Notícias

Poderes Judiciário e Executivo de Jaboatão dos Guararapes promovem Ciclo de Formação para os profissionais das Casas de Acolhimento e do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora



Oferecer formação interinstitucional junto à Rede de Proteção à Infância e Juventude para fomentar o aprimoramento dos serviços de acolhimento institucional e em Família Acolhedora, qualificando o atendimento das crianças ou adolescentes afastados temporariamente de suas famílias de origem. Com este objetivo, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Vara da Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes, e instituições parceiras, vem promovendo o Ciclo de Formação para os profissionais das Casas de Acolhimento e Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora da comarca. O ciclo de formação, que teve início no mês de março, também sendo aplicado no mês de maio, chega ao terceiro módulo nesta quinta e sexta-feira (4 e 5/7), no Fórum Desembargador Henrique Capitulino, localizado na BR-101 - KM 80, Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. 
 
A Formação tem como objetivo qualificar o atendimento, o acolhimento e o cuidado prestados pelos serviços de acolhimento da Comarca de Jaboatão. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que conta com intersecção de vários setores públicos. Além do Poder Judiciário pernambucano, fazem parte da ação o Ministério Público de Pernambuco (MPPE); a Secretaria Municipal de Assistência Social; a Secretaria Municipal de Saúde; e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, da Família e de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas. 
 
Na manhã desta quinta-feira (4/7), teve início o terceiro módulo da Formação das Casas de Acolhimento e Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, com o tema "Atenção psicossocial, Rede de Cuidado e Território. Organização competências, responsabilidades e singularidades dos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial". O módulo foi apresentado pelos representantes do Programa Atitude, do Governo do Estado, Bruno Oliveira, Nathália Moura, Deyvson Ferreira e Hugo Moura. A última etapa da Formação será voltada para as articulações setoriais e estudos de casos, a serem trazidos pelas instituições de acolhimento, público-alvo do evento, em data a ser definida pelos participantes.   


O terceiro módulo foi apresentado pelos representantes do Programa Atitude, do Governo do Estado, Bruno Oliveira, Nathália Moura, Deyvson Ferreira e Hugo Moura
 
Módulos iniciais - Os dois primeiros módulos do Ciclo de Formação se dividiram nos temas "Drogas e sociedade: O fenômeno do uso de drogas e do cuidado com o usuário de drogas, tipos de drogas e usuários, fatores de proteção e de risco, política de redução de danos", que foi ministrado nos dias 21 e 22 de março; e "Adolescência: conceitos, significados, manejo de comportamentos desafiadores e agressividade na adolescência". Este segundo módulo foi aplicado nos dias 21 e 22 de maio.
 
O Ciclo de Formação para os profissionais das Casas de Acolhimento e Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora foi criado durante a gestão da juíza Christiana Caribé à frente da Vara da Infância de Jaboatão dos Guararapes, e passou a ter continuidade através da juíza Vivian Gomes, que assumiu a unidade judiciária. O ciclo de formação é alicerçado nos seguintes eixos - Formação Bimensal para as equipes de referência; Grupo com os adolescentes acolhidos; e Supervisão com profissionais. O público-alvo do evento foi composto por funcionários das instituições de acolhimento Vila Betânia, Lar de Maria e Casa de Acolhimento Estação Feliz e Serviço de Acolhimento Familiar. Cada módulo contou com a participação de aproximadamente 60 funcionários dessas casas de acolhimento. 
 
A juíza Vivian Gomes ressalta que a iniciativa surgiu a partir do Grupo de Trabalho sobre Acolhimento Institucional da Comarca, o qual identificou as dificuldades no manejo das crianças e adolescentes que estão acolhidos em relação às drogas, comportamento, dentre outras dificuldades. A partir disso, juntamente com a Rede de Proteção à Infância de Jaboatão dos Guararapes, foi construído esse momento de formação voltado a todos os funcionários que compõem as casas de acolhimento da comarca. O momento visa fomentar esse subsídio técnico, teórico e prático de como conduzir as crianças e os adolescentes, principalmente aqueles com transtorno mental e envolvimento com algum tipo de droga. "O que a equipe percebeu foi exatamente isso. Com a vivência em casas de acolhimento, sobretudo quando se chega na fase da adolescência, quando a adoção se torna mais difícil e essa fase passa a ser ainda mais complexa. Então, em conjunto com instituições parceiras do Poder Judiciário, nós resolvemos proporcionar esse treinamento. E cremos que essa priorização do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes terá um visível reflexo na Comarca de Jaboatão dos Guararapes", pontuou a magistrada. 
 
"O Governo do Estado está aqui presente e pensa que em eventos como este há um interesse muito forte em produzir e promover conhecimento, em trazer informação para a população, sobretudo para a Rede de Proteção. Quando mais qualificada a rede estiver, mais acesso e cuidado a população vai receber. Então, o nosso interesse com essa Formação é, na verdade, fortalecer a Rede de Proteção à Infância e Juventude e, assim, aprimorar e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos pelas instituições envolvidas aqui no Município de Jaboatão", afirmou o representante do Grupo Atitude, Bruno Oliveira. 
 
Para Bruna Aline, que atua na Casa de Acolhimento Vila Betânia, o ciclo de formação é muito relevante para os profissionais que atuam com o acolhimento institucional. "Nós precisamos estar sempre estudando, porque trabalhamos com muitas demandas que envolvem a Rede de Proteção e o Sistema de Garantia de Direitos para Crianças e Adolescentes. Então, uma formação como esta só vem contribuir com o nosso trabalho. Vamos falar hoje, por exemplo, sobre a importância do trabalho em rede. Depois da década de 90, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, eu creio que esses espaços de participação, que contam com membros de toda a Rede de Serviços, são de suma importância para a nossa atuação profissional. Esses encontros agregaram muito, e servem de oportunidades para estarmos, também, conhecendo outros profissionais da Rede. Esse é o terceiro encontro, e espero que outros aconteçam", avaliou. 
 
Comissão Organizadora Interinstitucional - Equipe Interprofissional da Vara da Infância e Juventude de Jaboatão, representada pelo servidor Roberdan de Almeida; Secretaria de Saúde Mental do Município, Kaasy Cavalcanti e Getúlio Sobral; Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, Karla Rodrigues; e Secretaria de Assistência Social do Município, Anielle Cabral e Helder Almeida. 
 
....................................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Fotos: Ivaldo Reges | Inova Propaganda