Navegação do site
O Sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi implantado em mais quatro unidades judiciárias do Estado nesta quarta-feira (8/4). O sistema começou a funcionar nas Varas da Fazenda Pública de Ipojuca e Paulista e nas 1ª e 2ª Varas da Fazenda Pública de Olinda. No total, mais de 300 mil processos já ingressaram na Justiça por meio eletrônico. O sistema é desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com tribunais brasileiros. Até 2017, o PJe estará implantado em todas as unidades do TJPE.
Em 2014, o Tribunal expandiu o PJe para mais 95 unidades judiciais de Pernambuco. A expansão do software é uma das metas da gestão do presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves. O número de unidades do TJPE que receberam o PJe durante seu primeiro ano de gestão representa 70% do total de unidades que atuam com o sistema desde sua implantação no Judiciário estadual, em 2011.
As principais vantagens proporcionadas pelo PJe são a maior segurança e celeridade no trâmite processual. Outro benefício é o ganho de espaço, pois as ações deixam de tramitar em meio físico, substituindo os volumes em papel por processos eletrônicos.
O PJe já funciona nas Varas Cíveis do Recife, de Olinda e de Jaboatão dos Guararapes, nas Varas de Família e Registro Civil de Recife, Paulista, Olinda, e Jaboatão dos Guararapes, nas Varas de Sucessões e Registros Públicos de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, nas Varas da Fazenda Pública de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, nas Varas de Executivos Fiscais Municipais e Estaduais da Capital, nas Varas de Títulos Extrajudiciais da Capital, nos Juizados Especiais Cíveis do Estado, nos Juizados da Fazenda Pública, nas Turmas Cíveis do Colégio Recursal da Capital, nas Centrais de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Recife, Jaboatão e Olinda, na Seção Especializada de Mutirões de Conciliação da Capital, e Turma Recursal Fazendária da Capital.
.............................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE