Notícias

Palácio da Justiça sedia entrega de comendas comemorativas e lançamento de edição especial da Revista Total

O Palácio da Justiça, sede administrativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), sediou na manhã desta terça-feira (28/11), a outorga de comendas e o lançamento de edição especial da Revista Total - Totalizando o Brasil. A cerimônia teve início às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, e contou com a presença do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; do presidente da Revista Total, jornalista Marcelo Mesquita; do presidente da Comissão de Direitos Humanos e decano do TJPE, desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Morais; dentre mais autoridades do Poder Judiciário pernambucano e outras instituições públicas e privadas do Estado. 

Na ocasião do lançamento da Edição Totalizando o Brasil, a Revista Total também promoveu a entrega das comendas Leão do Norte, Águia Dourada e Embaixador da Paz. A Revista, que chegou ao seu vigésimo ano de criação, destina a premiação Leão do Norte para personalidades que simbolizam a luta por ideais, com afinco, esperança e futuro promissor. Já a outorga da comenda Águia Dourada é repassada para as pessoas que têm visão futurista em suas áreas de atuação; e o prêmio Embaixador da Paz é entregue para aqueles e aquelas que lutam para diminuir a violência e contribuir em prol da paz social em Pernambuco e no Brasil. 

"O meu sentimento é de muita alegria. Para mim, é um privilégio estar aqui no Tribunal de Justiça de Pernambuco, que é um dos centros do Poder do Estado, e é uma referência para todo o Brasil. O nosso objetivo é a outorga dos prêmios Leão do Norte, Águia de Ouro e Embaixadores da Paz pela Revista Total. Esses dois primeiros prêmios são entregues em todo o Brasil para personalidades brasileiras; e o Embaixadores da Paz, nós iniciamos hoje a sua outorga, como sendo um novo projeto de nossa revista", comentou o presidente da Revista Total, jornalista Marcelo Mesquita.  

"A emoção é muito grande porque a Revista Total é uma revista pernambucana, hoje de caráter nacional, e esse prêmio que ela me oferece, e no meu caso de Embaixador da Paz, e outros troféus que serão entregues hoje, como o Leão do Norte e o Águia Dourada são muito importantes. Eu fico muito satisfeito em receber, e que traduz o trabalho que a gente vem realizando em prol da Justiça e do povo de Pernambuco", pontuou o desembargador Bartolomeu Bueno. 

"É tão difícil marcar posição em alguns segmentos, como o jornalismo, por exemplo, de modo que é gratificante ver um jornalista e sua revista tão significativa mostrando o seu trabalho e reconhecendo diversos trabalhos feitos em prol da sociedade pernambucana. É motivo de muita alegria, principalmente pela deferência de fazer essa cerimônia aqui na nossa Corte de Justiça", afirmou o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo. 

Homenageados do TJPE 

Foram agraciados com o Troféu Leão de Ouro os desembargadores Eduardo Guilliod Maranhão, Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho, Paulo Augusto de Freitas Oliveira e Alexandre Freire Pimentel. Já com o Troféu Embaixador da Paz, foram agraciados o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; o presidente da Comissão de Direitos Humanos e decano do TJPE, desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Morais; e o juiz de direito João José Rocha Targino. Na ocasião, representando o corregedor geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, que também recebeu o Troféu Embaixador da Paz, esteve presente a assessora especial da Corregedoria, juíza Roberta Jardim. 

Também foi agraciado com o Troféu Leão do Norte o advogado e escritor Antônio Campos. "É uma grande honra receber o Prêmio Leão do Norte das mãos deste guerreiro, que é Marcelo Mesquita, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça, um Tribunal com mais de 200 anos, um Tribunal da Cidadania, onde Sua Excelência é o jurisdicionado", afirmou. 

Outras instituições agraciadas - Na cerimônia de homenagens, destacam-se a presença de autoridades de instituições como o Governo do Estado de Pernambuco, o Tribunal de Contas do Estado, a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Ministério Público de Pernambuco, a Associação Paulista de Imprensa. 

..................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE