Navegação do site
Outubro chegou e com ele vem a campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. Um movimento internacional, realizado desde os anos 90, com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, incentivando assim, maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no período 2016-2020, na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, os óbitos por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no Brasil. O mesmo padrão segue nas regiões brasileiras e os índices de mortalidade aumentam conforme aumenta a faixa etária.
Atento a essa realidade e a necessidade de aderir à Campanha Outubro Rosa incentivando o autocuidado das suas magistradas e servidoras, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) compartilha abaixo o vídeo da médica oncologista Carla Rameri, onde ela aborda fatores de risco modificáveis, sintomas e atitudes preventivas.
A informação somada à prevenção ainda são as melhoras armas de combate à doença. Seguir uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regularmente fazem toda a diferença para a saúde da mulher. E quanto mais cedo for feito o diagnóstico do câncer de mama, maiores serão as chances de cura e para isso, é fundamental realizar o autoexame das mamas com frequência, além estar com todos os exames em dia, inclusive de mamografia, que deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos.
A servidora do TJPE, Fabiana Souto Maior Lemos, lotada na Secretaria Judiciária, é a prova que, quanto mais rápido o diagnóstico, melhor. Ela descobriu o câncer de mama em janeiro de 2016, em um exame de rotina que fazia anualmente (mamografia e ultrassonografia) e não tinha nenhum sintoma. “Após um mês do diagnóstico, fiz a mastectomia bilateral e após 5 meses, fiz outra cirurgia para colocar próteses de silicone”, conta.
Por isso, vale destacar o alerta de Fabiana para as mulheres não deixarem de fazer seus exames preventivos periodicamente. “Muitas se apegam ao ditado que diz "quem procura acha" e preferem não fazer seus exames. Mas adiar um diagnóstico não vai evitar o câncer, mas sim torná-lo mais forte e difícil de tratar. Pois, o diagnóstico precoce é ainda a nossa arma mais potente contra a doença”, conclui.
Homens – De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama nos homens significa menos de 1% do total de casos diagnosticados no país. Apesar de ter uma incidência considerada muito baixa, os homens também precisam ficar atentos a sinais como dor, nódulo na mama e aumento unilateral do volume mamário.
A prevenção do câncer neste público segue a linha de adoção de hábitos de vida saudáveis recomendada às mulheres, devendo-se evitar o fumo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e mantendo-se uma rotina de atividades físicas e de alimentação saudável, o que diminui o risco de desenvolvimento da doença.
................................................................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE
Imagem: iStock