Notícias

Novo desembargador toma posse no cargo

A posse do novo desembargador aconteceu no Palácio da Justiça e contou com a presença da mesa diretora do TJPE 
 
O magistrado André Guimarães tomou posse, nesta terça-feira (17), como desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Eleito através do critério de merecimento para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Sílvio Beltrão, o novo membro da Corte de Justiça vai atuar na 1ª Câmara Cível e no 1º Grupo de Câmaras Cíveis. A posse formal aconteceu no gabinete da Presidência do Tribunal, no Palácio da Justiça, localizado no Bairro de Santo Antônio. O presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes, o vice, desembargador Fernando Ferreira, e o corregedor geral de Justiça, desembargador Frederico Neves, prestigiaram o evento, além de familiares, amigos, servidores e outros magistrados.
 
Em seu discurso emocionado, o novo desembargador relembrou momentos marcantes de sua vida, agradeceu a Deus, aos pais, pela formação e apoio dados a ele, aos desembargadores, que o honraram com a escolha para o novo cargo, à esposa e às filhas pelo amor e companheirismo. "É um momento muito significativo para mim e minha família. Ao longo dos meus quase 26 anos de magistratura, acredito que acumulei uma experiência que me legitima ao cargo de desembargador", ressaltou.
 
O magistrado destacou a diferença entre as atividades de juiz de 1º Grau e de desembargador e falou do desafio da nova missão. "De um julgamento solitário passo a um julgamento colegiado, mas me sinto preparado para exercer o cargo. Além dos anos como juiz, também acumulo a experiência ter atuado como desembargador substituto algumas vezes. Assumo o cargo com a consciência plena de que essa nova missão constitui mais um desafio para a minha carreira judicante", afirmou.
 
O discurso de saudação do novo membro do TJPE foi realizado pelo decano da Corte, desembargador Jones Figueirêdo. "O decano saudando o novel é como o século passado saudando o novo século. O desembargador André Guimarães não está aqui numa liturgia de passagem, para ocupar uma cadeira vaga. Ele chega não só para completar o quadro do TJPE, como para aperfeiçoar a instituição, porque é um juiz por excelência", enfatizou.
O novo desembargador concorreu com outros onze magistrados. Além de André Guimarães (33 votos), figuraram na lista tríplice os juízes Itamar Pereira (35 votos) e Carlos Moraes (30 votos). Esta foi a terceira vez consecutiva que André Guimarães ficou entre os três mais votados, de acordo com a Constituição Federal, a eleição é automática.
 
Biografia - André Oliveira da Silva Guimarães nasceu em 16 de abril de 1959, no Recife. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda (1977-1981). Sua vida profissional inclui passagens pela Câmara Municipal do Recife, advocacia, professor de direito e promotor de Justiça, até ingressar na magistratura, em 1987, tendo sido aprovado em 2º lugar no concurso.
 
Como magistrado de 1ª Entrância, passou pelas comarcas de Sanharó e Belo Jardim. Na 2ª Entrância, atuou na 2ª Vara Cível de Jaboatão dos Guararapes, no Juizado de Pequenas Causas de Olinda, e na 1ª Vara da Assistência Judiciária de Olinda. Em 1992, foi promovido para a 3ª Entrância (Recife), onde atuou nas 2ª, 4ª, 5ª, 6ª e 8ª Varas da Fazenda Publica e na Vara Criminal Privativa dos Crimes contra a Administração Pública e Economia Popular.
 
Seu currículo inclui, ainda, atuações como juiz eleitoral, juiz corregedor auxiliar, desembargador substituto e, até o momento, respondia como juiz assessor especial da Presidência.
 
..................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Foto: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira