Notícias

Nova organização das unidades judiciárias no TJPE apresenta resultados

Com menos de um mês, a nova organização das unidades judiciárias, implantada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no dia 2 de maio, vem apresentando resultados positivos. Um deles é o da Diretoria Regional do Sertão que, devido aos esforços de todos(as) os(as) seus(suas) integrantes, conseguiu diminuir em mais de 60% a quantidade de processos judiciais eletrônicos críticos, que são aqueles que estão sem movimentação há mais de 100 dias. 

“A criação da Diretoria Regional do Sertão, idealizada pela Presidência e coordenada pela Corregedoria Geral da Justiça, tem mudado a realidade das varas, com celeridade no cumprimento dos atos e atingimento de 100% do Índice de Atendimento à Demanda (IAD), que é uma das Metas do Conselho Nacional de Justiça”, afirma o magistrado e coordenador da unidade judiciária, Caio Pitta Lima.

De acordo com ele, com a mudança, em menos de 30 dias, a Diretoria Remota do Sertão passou a ter pouco menos de 6000 processos eletrônicos críticos dos cerca de 16.156 litígios eletrônicos que estavam nesta condição antes da criação da unidade. Além disso, o IAD, que é o indicador que reflete a capacidade das Cortes em dar vazão ao volume de casos novos, subiu para 101% neste mesmo período, ultrapassando a meta do CNJ.

O magistrado ressaltou ainda que entre os dias 3 a 12 de junho a Diretoria implementará uma ação desafiadora, visando diminuir ainda mais a criticidade e aumentar os arquivamentos. A ação tem como meta, nesse período, arquivar 1.500 processos sentenciados e impulsionar 3.500 processos críticos. “A ideia partiu dos servidores e das servidoras da Diretoria, que estão motivados com o novo modelo de gestão dos processos cartorários”, explica.

A expectativa do magistrado é de que, antes do recesso, a Diretoria movimente o restante dos feitos eletrônicos críticos que estavam nas varas das comarcas sertanejas e assim permaneça, tornando a criticidade algo do passado. Além disso, o coordenador destaca que a produtividade da unidade judiciária aumentou 52% desde sua instalação.

A Diretoria Regional do Sertão foi instalada através da Instrução Normativa 22/2024, publicada na edição 79/2024 do Diário de Justiça eletrônico de 30 de abril. A unidade abrange 45 unidades, onde tramitam matérias afetas à justiça estadual, sejam cíveis, previdenciárias, criminais; relativas à infância e adolescência, entre outras.

...................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE