Notícias

No Dia Internacional da Mulher, magistradas e magistrados destacam necessidade de igualdade de gênero

Foto mostra pessoas de pé, lado a lado, com uma mesa de centro à frente. Na parede aparecem dois quadros coloridos, mostrando mapas antigos

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, recebeu, nesta quarta-feira (8-3), Dia Internacional da Mulher, a diretoria da Amepe Mulheres.

Durante o encontro, todas as magistradas e magistrados reiteraram a necessidade de haver políticas públicas para a promoção da igualdade de gênero e da igualdade de oportunidades em todas as esferas de poder.

Participaram da visita a primeira vice-presidente da entidade e diretora-adjunta da Amepe Mulheres, Ana Veras; a segunda vice-presidente, Hélia Viegas; as diretoras Patrícia Caiaffo e Anna Paula Borges Coutinho e, ainda, o presidente da Amepe, Leonardo Asfora. O assessor especial da Presidência do TJPE, Gledyson Lima, também acompanhou o encontro. 

"Como vice-presidente da Amepe e diretora-adjunta da Amepe Mulheres, reconheço e parabenizo o desembargador Luiz Carlos pela preocupação em trazer luz sobre a questão da desigualdade de gênero no âmbito do Judiciário. Lembro que o tema fez parte do seu discurso de posse e durante sua gestão percebemos iniciativas nesse sentido", disse a juíza Ana Veras, destacando que, infelizmente, ainda estamos distantes da igualdade de oportunidades em várias carreiras profissionais, como na magistratura. 

Durante a visita, Ana Veras também colocou a Amepe Mulheres "à disposição do Tribunal para construirmos um Judiciário mais justo e igualitário, tendo sempre como guia a Resolução 255/2018 do Conselho Nacional de Justiça,  que instituiu a Política de Incentivo à Participação Feminina no âmbito do Poder Judiciário Nacional", disse.

O presidente do TJPE agradeceu a visita e reafirmou que essa é uma preocupação da sua gestão. "Concordo que ainda estamos distantes da equidade no Judiciário e por isso é tão importante que todos que integram o Poder colaborem para reduzir essa desigualdade", disse o desembargador.


..................................................................................................
Texto e foto: Saulo Moreira | Ascom TJPE