Notícias

Na partida entre Sport e Vila Nova, TJPE e FPF lançam campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

Crianças apresentam ao público da Ilha do Retiro a campanha "Violência contra a Mulher: todos dizem não. Essa é a regra do jogo!"

Crianças apresentam ao público da Ilha do Retiro a campanha "Violência contra a mulher: todos dizem não. Essa é a regra do Jogo"

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) lançaram a campanha “Violência contra a mulher: todos dizem não. Essa é a regra do jogo”. A atividade na partida entre Sport e Vila Nova, realizada nesse domingo (17/11), na Ilha do Retiro, válida pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro masculino de Futebol. Confira as fotos em: https://photos.app.goo.gl/r3Wzk5U2ie4xMnHj7

Antes da entrada dos times em campo, 12 jovens uniformizados formaram dispositivo de honra, apresentando a campanha para o público. O mesmo foi feito durante o intervalo da partida, como detalhou a coordenadora estadual da Mulher, desembargador Daisy Andrade. “Trata-se do primeiro contato da torcida com essa campanha educativa, que será intensificada nos próximos campeonatos, com ações nos jogos, além de distribuição de materiais educativos e atividades voltadas à prevenção da violência. São mulheres e homens em união numa campanha em que todos devem dizer não à violência. Essa tem que ser de fato a regra do jogo”, reforçou a magistrada, que esteve presente na partida.

Desembargadora Daisy Andrade acompanhada de outros participantes da ação de conscientização

Desembargadora Daisy Andrade (centro) coordena a atividade através de parceria entre TJPE e FPF

No início do mês, o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, acompanhado de representantes do Judiciário e da Federação, assinou o termo da parceria. Através de iniciativa do presidente da FPF, o TJPE obteve total apoio para início da veiculação da campanha dentro e fora dos estádios. “As expectativas são as melhores possíveis. O nosso futebol e o Tribunal se sentem orgulhosos em atuar nesse campo pedagógico, educacional e preventivo contra a violência. Nós dizemos não à descriminalização a mulher e ao machismo”, afirmou o presidente Evandro Carvalho. Confira as fotos da assinatura em https://photos.app.goo.gl/xedLEiwEtXXyhgya8

“É de conhecimento de todos que a maioria dos frequentadores dos estádios de futebol é composta de homens, sendo eles de diversas idades, classes sociais e raças/etnias. Independentemente de quaisquer peculiaridades, os homens foram criados a partir de uma mesma matriz cultural, que é machista e reproduz padrões de comportamento que prejudicam tanto os homens – em se tratando de não poderem expressar seus sentimentos a não ser por meio da violência –, quanto prejudica as mulheres – por serem o principal alvo dessa violência”, explicou a desembargador Daisy Andrade.

Material de divulgação também foi entregue à torcida. Campanha segue em outros campeonatos

Material de divulgação também foi entregue à torcida. Campanha segue em outros campeonatos

Mais – A campanha “Violência contra a mulher: todos dizem não. Essa é a regra do jogo” visa a conscientizar as pessoas a respeito da violência de gênero. Entre os objetivos, a divulgação da Lei Maria da Penha, estímulo ao respeito entre as pessoas e a promoção da cultura de paz. Em quase um ano, de novembro de 2018 a outubro de 2019, por exemplo, aproximadamente 2,9 mil medidas protetivas de urgência a mulheres foram deferidas apenas no Recife.

Só neste ano, de janeiro a outubro, em todo o Estado, foram julgados 28 processos de feminicídio e quase 23 mil processos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa do TJPE e da FPF também integra a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que acontece de 25 a 29 de novembro, com atividades educativas e prioriza julgamentos de casos de violência contra a mulher.
...............................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Alex Nascimento | Cacoete Produções | Ascom TJPE