Notícias

Memorial da Justiça promove exposição “Conversas do Gênero”

O Memorial da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu na última terça-feira (24/3) a exposição dialogada "Conversas do Gênero". O encontro abordou a experiência de atores provenientes de diversos espaços convergindo para um mesmo foco: gênero, raça e justiça.
 
A juíza da 2ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Marylúsia Pereira Feitosa Dias de Araújo, destacou que o encontro foi muito importante, pois possibilita a conscientização da população sobre este tema, que possui grande relevância. "Foi uma conversa sobre a questão da igualdade de gênero, que abordou o combate à discriminação racial e da mulher, com uma plateia cheia e todo mundo participando muito do debate. Foi um encontro muito bom", disse.
 
A magistrada também abordou a ação do Judiciário em questões que envolvem violência contra a mulher. "O objetivo foi esclarecer nosso trabalho, apresentando as modificações que têm havido em relação à redução do volume de processos e também nossa contribuição no combate à violência, com aplicação de medidas protetivas de urgência."
 
A cientista política e pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Cristina Buarque, que é ex-secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, falou sobre as lutas feministas e mostrou os avanços ocorridos. Já o diretor de Relações Institucionais do Congresso Nacional Afro-Brasileiro, Lepê Correia, um dos fundadores do Movimento Negro em Pernambuco, explicou a importância do combate à discriminação racial.
 
A exposição foi realizada através de uma parceria do Memorial da Justiça com a Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife e contou com o apoio da Escola Judicial do TJPE.
 
.................................................................................
Texto: Ruan Samarone  |   Ascom TJPE