Notícias

Memorial da Justiça celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha

Com o objetivo de trazer visibilidade, ampliando e fortalecendo a luta das mulheres negras pela sua identidade, o Memorial da Justiça de Pernambuco vai realizar atividades, nesta terça-feira (28/7), para comemorar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho. O encontro terá início às 14h no próprio Memorial, na Avenida Alfredo Lisboa, próximo ao Forte do Brum, e todos os que tiverem interesse poderão participar do evento. A homenageada deste ano será a cantora Selma do Coco.

O Memorial da Justiça exibirá o filme-documentário Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, do cineasta mineiro Joel Zito Araújo. Posteriormente, haverá um debate a respeito dos vários assuntos trazidos pela produção cinematográfica, como o turismo sexual e a exploração de crianças e adolescentes, em sua maioria meninas, adolescentes e mulheres negras.

O encontro também abordará questões sobre a abolição do racismo, do sexismo, da discriminação, do preconceito e das desigualdades que ainda existem na sociedade. Segundo a coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial da Justiça de Pernambuco, Gabriela Severien, ao debater esses temas a proposta principal é combater preconceitos e posturas discriminatórias na população. "Buscaremos desconstruir posturas e atitudes que provocam sofrimento para esta considerável parcela da população", afirma. O evento é realizado em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife e com a Caixa Cultural.

Saiba Mais:

Joel Zito é pesquisador, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo – ECA/USP e pós-doutor pelo departamento de rádio, TV e cinema pelo departamento de Antropologia da University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Ele também já publicou os livros A Negação do Brasil – O Negro na Telenovela Brasileira (2001) e o Negro na TV Pública (2010).

..........................................................................................

Texto: Ruan Samarone   |   Ascom TJPE