Notícias

Magistrados visitam o Comando Militar do Nordeste

Visita dos magistrados ao Comando Militar do Nordeste na segunda-feira (25/9)

Considerando que o resultado na qualidade da prestação jurisdicional depende também do alinhamento de ações entre os Poderes, a Escola Judicial de Pernambuco – Esmape levou os dez novos juízes do Curso de Formação Inicial de Magistrados para visitar a sede do Comando Militar do Nordeste, situado no bairro do Curado, Recife.

A visita aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) e foi acompanhada pelo
desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Eurico de Barros Correia Filho, diretor-geral da Esmape; e Cândido José da Fonte Saraiva de Moraes; além do juiz supervisor da Escola, Saulo Fabianne de Melo Ferreira; do secretário executivo Wagner Barboza de Lucena; e do diretor do Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, Antônio Fabiano Galvão.

O Exército brasileiro tem um programa de carreira que contempla cursos de aperfeiçoamento e extensão a partir das graduações de sargento; passando para o mestrado, no posto de capitão; e pelo curso de doutorado, a partir do posto de tenente-coronel, este último oferecido pelo Comando do Estado Maior.

Os magistrados foram recebidos pelo General de Exército, Artur Costa Moura, e pelos Generais de Brigada, Heber Garcia Portella, Marcelo Arantes Guedon e Pedro Antônio Fioravante Silvestre Neto.

“O Exército brasileiro não tem condições de receber um candidato para um posto soldado sem o mínimo de escolaridade, ou seja, a conclusão do Ensino Fundamental. Passamos um terço de nossas vidas nos aperfeiçoando e a qualificação faz com que o Exército preste melhor serviço à população, acompanhe o desenvolvimento tecnológico e atue também na defesa do espaço cibernético”, disse o General Costa Moura.

O general apresentou a história, a base legal, estrutura e articulação do Exército; o sistema de ensino; os projetos estratégicos; as ações subsidiárias; as obras de cooperação através da engenharia militar; as ações de integração do Rio São Francisco; a operação carro-pipa; o sistema de proteção social; as demandas judiciais; as operações Olimpíadas e Eleições; operação enchente; além de exibir a atuação do Exército no contexto da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização dos Estados Americanos (OEA); e falar sobre as missões de paz no Haiti e a força da missão das Nações Unidas no Congo para a promoção dos direitos humanos.

O diretor-geral da Esmape, desembargador Eurico de Barros, proferindo palestra no Comando Militar

Sobre gestão educacional, o General do Exército Costa Moura, citou como exemplo a Academia Militar das Agulhas Negras, no município de Resende, Rio de Janeiro; e o Colégio Militar do Recife. “Nossos pilares são hierarquia e disciplina. Reconhecemos o mérito intelectual. Hoje sabemos qual o conteúdo e o professor que irá ministrar a aula no dia 25 de setembro de 2018, ou seja, daqui há um ano. Isso é gestão”, afirmou. O General Costa Moura que há 42 anos se dedica à carreira militar.

De acordo com o desembargador Eurico de Barros Correia, é importante saber como o Exército brasileiro vem se desenvolvendo e atuando nas ações de apoio à população. “O Judiciário estadual tem interesse em manter a interação com outros órgãos e estabelecer parcerias. É importante a união entre os Poderes para garantir e promover a paz social”, afirmou o diretor-geral da Esmape.

O Comando Militar do Nordeste ofereceu aos magistrados um almoço nas dependências da unidade.

.............................................................................
Texto: Joseane Duarte  | Ascom TJPE
Fotos: Gleber Nova  |  Ascom TJPE