Notícias

Magistrados e servidores de Jaboatão, Olinda e Recife começam a ser treinados para atuar com o PJe

O curso "PJE - Segurança da Informação e Digitalização" está sendo realizado nesta segunda (14/07) e terça-feira (15/07)

A partir de agosto, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) será implantado nas Varas Cíveis de Jaboatão dos Guararapes e Olinda e nas Varas de Executivos Fiscais Estaduais. Na última sexta-feira (11/7), foi realizada a abertura do treinamento dos servidores da unidade para atuar com sistema. A capacitação tem início nesta segunda-feira (14/7).

Integraram a mesa do evento, no auditório do Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, a assessora especial da Presidência e integrante do Comitê do PJe, juíza Mariana Vargas, que representou o presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves; o juiz José André Barbosa Pinto, representando a Escola Judicial; a diretora em exercício do Foro do Recife, juíza Paula Malta; a assistente de tecnologia, Ioná Mota; e, representando a Secretaria de Gestão de Pessoas, Luiz Eduardo Saraiva Câmara.

A expansão do PJe em Pernambuco é uma das prioridades do presidente Frederico Neves. Segundo Mariana Vargas, a implantação do sistema nas unidades jurisdicionais é um grande desafio. "Iniciamos a implantação do PJe em Pernambuco em 2011, na gestão do desembargador José Fernandes de Lemos, e expandimos o sistema para outras unidades na Presidência do desembargador Jovaldo Nunes. O desafio, agora, é implantarmos em todas as unidades do Estado até 2017", explicou.

Ainda de acordo assessora especial da Presidência, o PJe conta com inúmeras vantagens. "Através dele, o Judiciário passa a utilizar um sistema único, que está em constante aperfeiçoamento. O PJe traz mais segurança e elimina alguns procedimentos, agilizando a tramitação dos processos", ressaltou.

O treinamento está sendo realizado com o apoio da Escola Judicial do TJPE. Cinco turmas com cerca de 70 servidores vão participar do curso "PJE - Segurança da Informação e Digitalização" nesta segunda (14/07) e terça-feira (15/07).

O edital referente à capacitação foi publicado na página 1.171 do Diário de Justiça Eletrônico desta sexta-feira (11/07) pela presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves. O documento tem a lista de servidores e o horário do curso por turma. Os técnicos e analistas judiciários que forem citados deverão comparecer no dia e horário determinados. Serão três horas de aula para cada grupo.

.........................................................................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Foto: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira