Notícias

Magistradas do TJPE são destaque em debate sobre mulheres e política


 

Magistradas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) marcaram presença e participaram ativamente do Ciclo de Estudos Mulheres e Política, evento promovido na segunda-feira (25/3) pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

No debate “Atuação do TRE de Pernambuco em Ações de Raça e Gênero”, a desembargadora eleitoral substituta e juíza do TJPE Virgínia Gondim presidiu a mesa. Palestraram a também juíza do TJPE – e integrante da Assessora da Presidência do Tribunal, Mariana Vargas, que também já foi desembargadora eleitoral. 

Também estiveram presentes da mesa a representante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Piedade Marques, e a representante do Instituto Enegrecer, Manoela Alves.

O segundo painel do dia foi “A violência política de raça e gênero”. A presidente da mesa foi a desembargadora eleitoral Karina Aragão, coordenadora da Comissão para Equidade Étnico-Racial e de Gênero e Ouvidora da Mulher do TRE/PE. Ela também é juíza do TJPE. As palestrantes foram Raquel Branquinho, procuradora regional da República da 1ª Região e diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União e a juíza de direito do TJPE Roberta Viana Jardim, coordenadora da Defesa das Mulheres da Ouvidoria Geral de Justiça.

A terceira mesa, cujo o tema foi “Avanços e desafios das ações afirmativas no Sistema Eleitoral”, foi presidida também por uma magistrada do TJPE, Luciana Maranhão, coordenadora da Comissão para Equidade Étnico-Racial e de Gênero. A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo foi a palestrante. A coordenadora da Mulher do TJPE, a desembargadora Daisy Andrade, também participou do evento.

..................................................
Texto e foto: Saulo Moreira | Ascom TJPE