Navegação do site
Até o fim de junho, haverá mais seis plantões no Juizado do Forró, que funciona das 22h às 3h dentro do Espaço Cultural Tancredo Neves, vizinho ao palco principal da festa
A primeira noite do Juizado do Forró no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, em Caruaru, foi marcada pela tranquilidade, com atendimentos de seis casos da esfera criminal. O serviço teve início no último sábado (31), dia da abertura oficial da programação de São João no município do Agreste, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves. O governador João Lyra Neto e o prefeito José Queiroz, que são caruaruenses, prestigiaram a cerimônia.
Até o fim de junho, haverá mais seis plantões no Juizado do Forró, que funciona das 22h às 3h dentro do Espaço Cultural Tancredo Neves, vizinho ao palco principal da festa. Os dias de atendimento serão 7, 14, 21, 23, 28 e 29 deste mês. O Juizado atua nas competências cível e criminal, atendendo demandas de relações de consumo e casos de menor potencial ofensivo, nos quais as punições podem variar das penas alternativas à detenção de até dois anos.
Durante a abertura do estande no último sábado, o presidente do TJPE reafirmou o compromisso do Judiciário de oferecer o melhor atendimento no São João de 2014. "É uma satisfação poder estar aqui, onde os juízes prestarão serviços relevantes não apenas para o cidadão de Caruaru, mas para todos aqueles que por aqui passarem", ressaltou. De acordo com o juiz coordenador do Juizado do Forró, Marupiraja Ramos Ribas, a expectativa é de aumento da demanda este ano, em razão da coincidência do São João com a Copa do Mundo no Brasil.
A iniciativa é uma parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Caruaru, Defensoria Pública do Estado, Polícias Civil e Militar de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), Prefeitura de Caruaru e também com a Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Asces), que fornece mobiliário e equipamentos de informática para o estande do Juizado.
O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, destacou a integração entre os Poderes Judiciário e Executivo para garantir a segurança da população na festividade. "Estamos todos juntos com uma só intenção: melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos. Que possamos trabalhar em defesa da paz e da tranquilidade", declarou.
Para o prefeito de Caruaru, José Queiroz, a parceria entre os Poderes dá exemplo a todo o Brasil. "Há alguns anos estamos demonstrando como trabalhar em harmonia numa festa que chega a reunir 100 mil pessoas por dia."
Em cada plantão, magistrados, servidores do Judiciário Estadual, defensores públicos, e advogados, além de profissionais e estudantes de Direito da Asces, estarão a postos no Juizado do Forró para prestar serviço à população. "Nosso escritório de práticas jurídicas contribuirá para viabilizar a defesa dos infratores, pois, como instituição, temos a preocupação de atender as demandas sociais", explicou o diretor geral da Faculdade Asces, Paulo Muniz.
.......................................................................................
Texto: Cláudia Vasconcelos | Ascom TJPE
Foto: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira