Notícias

Juizado do Folião registra cinco ocorrências durante o Galo

O Juizado do Folião, que funcionou durante o Desfile do Galo da Madrugada, até as 21h do Sábado de Zé Pereira (10/2), registrou cinco ocorrências, todas na unidade instalada na Estação Central do Metrô do Recife. Nenhum caso foi registrado no Fórum Thomaz do Aquino. Durante o Galo, o Juizado atendeu casos de crimes cujas penas não ultrapassam dois anos de prisão, como agressões, brigas, danos ao patrimônio público e provocação de tumulto.

Ainda durante o Carnaval, variadas ocorrências, a exemplo de audiências de custódia, foram redirecionadas a outros órgãos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que, até a Quarta-feira de Cinzas (14/2), funcionaram em regime de Plantão. Mais de 15 polos em todo o Estado, sendo dois na Capital, realizaram atendimento à população das 13h às 17h em caráter de urgência. Nesta quinta-feira (15/2), às 7h, o Judiciário voltou ao horário normal de prestação de serviço.

Para a coordenadora dos Juizados Especiais de Pernambuco, juíza Ana Luíza Câmara, a realização da 11ª edição do Juizado do Folião ratificou o compromisso do Judiciário na prevenção de crimes também no calendário de grandes festas. “Acredito que mostramos compromisso e eficiência em mais uma edição do Galo, um dos maiores blocos de rua do mundo. A presença do Judiciário reforça o combate à violência”, destacou a magistrada.

O Juizado do Folião funcionou em parceria com o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados – Seccional Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social, a Secretaria de Direitos Humanos, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, o Instituto de Medicina Legal e o Instituto de Identificação Tavares Buril. Magistrados e servidores atuaram na atividade.
.........................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE