Notícias

I Encontro Regional do Programa Acolher acontece em Goiana

O I Encontro Regional do Programa Acolher será realizado na quarta-feira (27/09), das 9h às 12h, no auditório do Sesc Ler, em Goiana. Promovido pela Vara Regional da Infância e Juventude da 5ª Circunscrição Judiciária, o objetivo do evento é ampliar a divulgação e implantar o Programa Acolher na localidade.

O público alvo do encontro são magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco, defensores públicos e membros do Ministério Público. O foco do I Encontro Regional do Programa Acolher é ampliar a atuação na Rede de Proteção da 5ª Circunscrição Judiciária, composta pelos municípios de Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Condado, Ferreiros, Goiana, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Nazaré da Mata, Itambé, Itaquitinga, Vicência, Paudalho, Tracunhaém e Timbaúba.

A apresentação do Programa Acolher acontece durante a manhã, com a participação do coordenador, psicólogo Paulo Teixeira, e do juiz titular da Vara Regional da Infância e Juventude, Tito Lívio Araújo Monteiro. Durante a tarde, uma reunião para programar as próximas ações e diretrizes para a implantação no âmbito dos municípios da 5ª Circunscrição Judiciária.
O Programa Acolher atende ao disposto no art. 13, § 1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura que "as gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhados, sem constrangimento, à Justiça da Infância e Juventude".

Em consonância com o ECA, o trabalho desenvolvido pelo Programa Acolher é fornecer apoio jurídico e psicossocial para mulheres que expressem o desejo de entregar o filho à adoção. “Há muito preconceito e precisamos desmistificar o ato de colocar a criança para adoção. Cerca de 70% das mulheres atendidas optam por permanecerem com as crianças, e 30% dos casos encaminhados prosseguem para adoção. Assim, a assistência do Programa Acolher contribui para que elas reflitam sobre a continuação da adoção ou fortaleçam suas decisões quanto ao desejo em exercer a maternagem”, ressalta o coordenador do Programa Acolher, o psicólogo Paulo Teixeira.

................................................................

Texto:  Marília Ferreira   |   Ascom TJPE
Revisão: Ivone Veloso  |  Ascom TJPE
Arte: Núcleo de Design e Publicidade | Ascom TJPE