Navegação do site
Gerentes das Bibliotecas do TJPE e do Memorial da Justiça participam do I Encontro de Bibliotecas do Poder Judiciário, em Brasília (DF)
Nos dias 16 e 17 de março aconteceu em Brasília (DF), o I Encontro de Bibliotecas do Poder Judiciário (ENABIJUD), promovido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com o apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (BIBLIOMEMOJUS).
No Encontro foram debatidos temas como as boas práticas de gestão, a necessidade da implantação de bibliotecas digitais, o trabalho cooperativo em rede, novas tecnologias e as diversidades de fontes de informação jurídica, os repositórios digitais e suas inovações, preservação dos acervos e a Agenda 2030.
Participaram do ENABIJUD pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, as servidoras Joseane R. Duarte Soares, Mônica Pádua e Maria de Jesus de Melo, gerentes da Biblioteca Jarbas Maranhão/Escola Judicial de Pernambuco (Esmape); Memorial da Justiça e do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica), respectivamente.
Para Joseane Duarte, o Encontro possibilitou o conhecimento das boas práticas de gestão. “Foram dias intensos de aprendizagem. As visitas às Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal (STF), como o compartilhamento de trabalhos com outros colegas de profissão dos diversos tribunais, fomentaram novas ideias e nos motivaram para os desafios”, disse a gerente da Biblioteca Jarbas Maranhão.
A opinião é compartilhada também por Mônica Pádua, gerente do Memorial da Justiça e também uma das debatedoras do evento. “Participar do ENABIJUD junto com as gerentes das bibliotecas do TJPE foi um privilégio e reforçou o sentimento de que a ordem do dia é trabalhar em rede e com inovação na área de Memória do Judiciário”, defendeu.
Para Maria de Jesus de Melo foi extremamente enriquecedor. “O evento trouxe à pauta temas fundamentais para as bibliotecas jurídicas como biblioteca digital; memória e a Agenda 2030. Ênfase para a interação entre os profissionais da informação, imprescindível para troca de experiências exitosas”, afirmou a gerente da Biblioteca do Cica.
O Encontro reuniu mais de 100 bibliotecas jurídicas brasileiras dos tribunais estaduais, militares, trabalhistas, eleitorais e superiores, além do Ministério Público.
.............................................................................................
Texto/foto: Joseane Duarte