Notícias

Fortalecendo o Acolhimento Familiar: uma mobilização interinstitucional

Em um importante passo para garantir os direitos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento, integrantes da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE, entre eles o juiz Élio Braz Mendes – que atua como coordenador da CIJ - estiveram presentes em reunião interinstitucional realizada no Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAOIJ) do Ministério Público de Pernambuco. O objetivo central do encontro foi o de fortalecer o Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) no estado, em consonância com a Recomendação Conjunta nº 02/2024 (TJPE/MPPE).

A reunião proporcionou um espaço para que os diferentes atores envolvidos pudessem alinhar suas ações e trabalhar de forma integrada em prol do fortalecimento do acolhimento familiar. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, desafios e boas práticas, enriquecendo o debate e fomentando a troca de conhecimentos. A partir das discussões realizadas, será possível construir um plano de ação conjunto. 

Representantes de diversos órgãos, demonstrando o compromisso de toda a sociedade com a causa, marcaram presença. Além do TJPE e do MPPE – representado pela promotora de justiça e coordenadora do CAOIJ/MPPE, Aline Arroxelas Galvão de Lima -  representantes do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA), da Secretaria de Assistência Social e Saúde (SAS/SEASS) e do Conselho Estadual de Assistência Social também participaram ativamente das discussões.

“Participamos de uma reunião muito produtiva, onde reforcei a importância de garantirmos, nas ações de fortalecimento do Serviço de Acolhimento Familiar, a participação de outros parceiros locais. Sobretudo em cidades menores. Citei o exemplo da empresa Moura no município de Belo Jardim e os comitês regionais da primeira infância que o TJPE vem implantando”, pontou Élio Braz, que compareceu ao evento juntamente com os servidores Jaime Lima e Karlise Maranhão, ambos psicólogos do quadro da Coordenadoria da Infância e Juventude.

Um novo encontro já tem data definida para acontecer. Será no próximo dia 9 de outubro, às 10h, no auditório da Secretaria de Assistência Social e Saúde (SAS), no bairro da Boa Vista. Ficou sob a responsabilidade da SAS a minuta do ato interinstitucional de formalização do grupo de trabalho interinstitucional (GTI).

......................................................................................
Texto: Ana Paula Santos | CIJ
Foto: cortesia