Notícias

Estudantes de escolas de Gravatá conhecem estrutura da Justiça em visita ao Fórum da Comarca


O juiz Luís Vital junto aos adolescentes que visitaram o Fórum de Gravatá

Dar acesso à estrutura e ao funcionamento do Judiciário, enfatizando a cultura da paz por meio da conciliação para a solução de conflitos. Com esse objetivo, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos Judiciários (Cejusc) de Gravatá promoveu a visita de quatro escolas ao Fórum da Comarca, na terça-feira (5/3).

Os adolescentes das Escola Municipal da Serra, Escola Municipal Maria das Neves, Escola Estadual EREM Devaldo Borges, e Escola Particular Pequeno Príncipe foram recebidos pelo juiz de Direito, titular do Cejusc, Luís Vital, que apresentou as dependências do Fórum, os profissionais que atuam no local, e depois proferiu uma palestra sobre a cultura da paz, como funciona a Justiça e simulou, de forma lúdica, o funcionamento de um tribunal do Júri para os estudantes.

"Mostramos, principalmente, as atividades dos Cejuscs, que são unidades que atuam na realização de sessões de mediação e conciliação, seja de processos judicializados no TJPE, seja nos casos pré-processuais, em que ainda não há processo judicial. A visita ocorreu na semana em que se comemora o Dia da Mulher e falamos também da resolução de processos na área da violência doméstica e familiar contra mulher. Destacamos a importância da prevenção da violência e da conscientização sobre as medidas de enfrentamento à violência doméstica promovidas pelo TJPE", pontuou o magistrado.


Estudantes conhecendo as dependências do Fórum de Gravatá 

Segundo o juiz Luís Vital, as visitas dos jovens das escolas da cidade ao Fórum serão realizadas durante todo o ano.  "A ideia é que mais jovens conheçam seus direitos e deveres como cidadãos e o papel da Justiça na sociedade. A partir desse conhecimento, será possível concientizá-los sobre a importância do Judiciário na busca da garantia da cidadania da população", concluiu. 
..........................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Ednaldo Lourenço