Navegação do site
Dando continuidade às ações de prevenção e promoção em saúde e das atividades do Programa Justiça Humanizada, que vêm sendo intensificadas no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Diretoria de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas (DS/SGP/DG/TJPE) destaca a relação da diabetes e os problemas oftalmológicos.
A diabetes é uma doença crônica causada pela alta concentração de glicose (açúcar) no sague. Essa hiperglicemia pode afetar órgãos, nervos e vasos sanguíneos. Cerca de 40% dos diabéticos podem apresentar problemas oftalmológicos associados à diabetes, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
A principal alteração oftalmológica causada pela diabetes é a retinopatia diabética. Essa manifestação ocorre de forma silenciosa, sem dor ou vermelhidão nos olhos, com os sintomas de manchas na visão ou de baixa visual só aparecendo quando a doença ocular já está mais avançada. A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira irreversível em adultos.
A glicose alta no organismo deixa os vasos sanguíneos da retina frágeis, levando ao extravasamento de líquido, com consequentes edemas e hemorragias retinianas, caracterizando a retinopatia diabética. A retina está localizada no fundo do olho, e é de fundamental importância para a visão. O tratamento pode ser com injeções intravítreas (intraoculares), fotocoagulação a laser ou cirurgia, e será realizado de acordo com o estágio da doença e indicação do especialista em retina.
Outros problemas oftalmológicos que podem ser mais comuns em pacientes com diabetes são catarata, glaucoma, olho seco, infecções oculares e visão dupla (diplopia). Alguns sinais visuais que podem estar relacionados à diabetes são:
- Visão turva ou embaçada;
- Sensação de olhos secos e irritados;
- Dificuldade em enxergar à noite;
- Perda gradual da visão periférica;
- Presença de manchas escuras ou flutuantes na visão;
- Enxergar duplo.
A prevenção de doenças oculares deve ganhar ainda mais reforço entre pessoas com diabetes. Algumas medidas que podem ajudar:
- Manter o controle adequado dos níveis de glicose no sangue;
- Estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos;
- Realizar consultas regulares com o oftalmologista.
........................................................
Texto: Patricia Rêgo | Médica Oftalmologista TJPE
Imagem: Pexels