Navegação do site
Presidente do TJPE, desembargadorRicardo Paes Barreto, participa de evento em Mendoza, em setembro passado
Celebrado em 30 de novembro, o Dia da Amizade Brasil-Argentina não apenas relembra a longa história de cooperação entre os dois países, mas também evidencia ações contemporâneas que fortalecem esses laços. Em Pernambuco, por exemplo, a amizade tem sido intensificada pelo relacionamento entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Consulado Geral da Argentina no Recife. Ao longo de 2024, diversas iniciativas destacaram a conexão entre essas instituições, reforçando a parceria histórica que une os povos brasileiro e argentino.
O Dia da Amizade foi instituído no Brasil pela Lei 13.664/2018, celebrando o encontro de 1985 entre os presidentes José Sarney e Raúl Alfonsín, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Na ocasião, foi assinada a Declaração de Iguaçu, que marcou o início de uma aliança política e econômica, culminando na criação do Mercosul.
Mas a relação entre Brasil e Argentina é muito mais antiga, com a Argentina sendo o primeiro país a reconhecer a soberania brasileira, em 1823. Dois séculos de convivência diplomática consolidaram uma amizade marcada por compromissos com a paz, a democracia e o desenvolvimento.
No cenário local, o Consulado Geral da Argentina em Recife, sob a liderança de Julieta Grande, tem promovido intensamente a integração entre as instituições públicas e privadas de Pernambuco e as argentinas. Presidido pelo desembargador Ricardo Paes Barreto, o TJPE tem sido um dos principais parceiros nesse esforço.
Os desembargadores Fausto Campos, Ricardo Paes Barreto e Eduardo Sertório com a cônsul Julieta Grande e sua vice, Lucila Caviglia
Em março de 2024, por exemplo, uma visita institucional da cônsul e sua vice, Lucila Caviglia, ao Tribunal, foi o ponto de partida para a discussão de possibilidades de colaboração em diversas áreas. Outro momento simbólico ocorreu em agosto, quando Julieta Grande foi agraciada com a Medalha Joaquim Nunes Machado, no grau Grande Oficial, durante a celebração dos 202 anos do TJPE. A homenagem reconheceu sua dedicação em estreitar os laços entre Argentina e Pernambuco. Ainda nesse espírito de cooperação, o presidente do TJPE participou do I Congresso Internacional de Pequenas Causas, em Mendoza, Argentina, onde firmou um acordo que coloca o Tribunal na coordenação do Comitê Internacional de Pequenas Causas da América do Sul.
Além disso, em outubro passado, a Fragata ARA Libertad, navio-escola da Marinha Argentina, ancorou no Porto do Recife, proporcionando momentos de intercâmbio cultural. Ricardo Paes Barreto foi homenageado pelo comandante do navio e recebeu uma medalha da Marinha Argentina. Em todas as suas declarações sobre a amizade com o país vizinho, o presidente do TJPE vem destacando a importância de se aprofundar cada vez mais a integração da Argentina com o Brasil e, claro, com Pernambuco.
....................................................................
Texto: Saulo Moreira | Ascom TJPE
Fotos: Divulgação