Navegação do site
Os desembargadores Josué de Sena e Itabira de Brito vão receber homenagens da Câmara Municipal do Recife, na próxima quinta-feira (12), às 16h. Josué de Sena vai receber o Título de Cidadão Recifense. Na mesma solenidade, Itabira de Brito receberá a Medalha do Mérito José Mariano. Ambas as homenagens acontecem no Plenário da Casa de José Mariano, sede da Câmara Municipal, no Bairro da Boa Vista.
Concedidas através dos Decretos Legislativo 598 e 599/2012, respectivamente, a outorga das comendas ressaltam o justo reconhecimento dos trabalhos realizados pelos dois magistrados, desde o início de suas carreiras jurídicas até as nomeações como desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Os projetos dos dois decretos legislativos foram propostos pelo vereador Carlos Gueiros.
"Eu me sinto imensamente honrado e feliz pelo recebimento do Título de Cidadão do Recife, esta metrópole nordestina onde resido com minha família e exerço a jurisdição desde 1991. Tenho fascínio pela história de meu Estado, tão afirmativo nos ideais libertários e humanistas que transformam para melhorar a sociedade. Eu me considero privilegiado pela cidadania dos dois municípios", pontua Josué Sena, filho do Município de Goiana.
Já Itabira de Brito ressalta que a homenagem é fruto do trabalho desenvolvido durante os mais de 30 anos no campo jurídico. "Essa homenagem é o reconhecimento do trabalho executado não só no Tribunal de Justiça de Pernambuco, como também na época que fui promotor e procurador pelo Ministério Público de Pernambuco. Meu objetivo maior é ajudar as pessoas promovendo justiça". O desembargador ainda declarou que está lisonjeado com a homenagem proposta pelo vereador.
Perfis dos magistrados
Josué de Sena
Josué Antônio Fonseca de Sena nasceu em Goiana, a 17 de novembro de 1952. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1974, atuou como advogado e assessor jurídico municipal. Ele iniciou seu trabalho na magistratura em fevereiro de 1983, designado para a Comarca de Custódia e removido para a Comarca de Passira, em abril de 1985. O magistrado coordenou os Juizados Cíveis do Recife, além de integrar um grupo especial de agilização de feitos nas varas Cíveis da Capital. Atuou como desembargador substituto em diversas ocasiões, entre 2005 e 2009. Em 2009, foi promovido a desembargador, preenchendo a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Eloy d'Almeida Lins, passando a ser membro da 1ª Câmara Cível e do 1º Grupo de Câmaras Cíveis do TJPE.
Itabira de Brito Filho
Itabira de Brito Filho nasceu no Recife, em maio de 1949. O magistrado ingressou no TJPE através do Quinto Constitucional, das vagas reservadas ao Ministério Público de Pernambuco. Ocupou a vaga aberta pela aposentadoria da desembargadora Helena Caúla Reis. Como promotor de Justiça, atuou nas promotorias das Comarcas de Caruaru, Arcoverde, Cupira e Paudalho. Promovido para a Capital, atuou na 16ª Promotoria de Justiça e na 20ª Procuradoria de Justiça em matéria criminal. Na Procuradoria da Justiça, ocupou diversas funções e cargos de confiança, atuando como corregedor-auxiliar (1992), subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Institucionais (2008 a 2009), e subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Jurídicos (2009 a 2010).
.........................................................................
Texto: Thiago Moreira | Ascom TJPE