Navegação do site
Despedida da des. Alderita Ramos foi prestigiada pelo presidente do TJPE, des. Frederico Neves
A desembargadora Alderita Ramos de Oliveira presidiu, nesta quinta-feira (20), a sua última seção criminal no 2º andar do Palácio da Justiça. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves, prestigiou a sessão, ocasião em que homenageou a magistrada e agradeceu a contribuição dela ao Tribunal.
A ato de aposentadoria da desembargadora foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico desta sexta-feira (21). A magistrada ingressou no Tribunal em maio de 2004, pelo critério do Quinto Constitucional na vaga destinada ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), sendo a terceira mulher a integrar o segundo grau do Poder Judiciário. Ela presidia a 3ª Câmara Criminal e a Seção Criminal da Justiça estadual.
Natural de Mamanguape, Paraíba, a desembargadora aposentada considera-se pernambucana por ter sido registrada no Recife. É graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, na turma de 1974. Concluiu o mestrado pela UFPE, em 1987, com a dissertação "Imunidades Parlamentares".
Ingressou no serviço público na função de técnica de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, em 1976, lá permanecendo até maio de 1982, quando assumiu o cargo de Promotora de Justiça substituta, tendo Ipojuca como sua primeira Comarca. Exerceu suas funções ministeriais em Jaboatão dos Guararapes, vindo, depois, para a Capital, como assessora do Procurador Massilou Tenório.
Em 1997 foi promovida à Procuradora de Justiça, atuando na área Cível. De 2000 a 2002, chefiou a Procuradoria de Justiça Cível. Antes de ingressar no TJPE, integrava o Conselho Superior do Ministério Público.
Entre 2012 e 2013, a desembargadora atuou como ministra do Superior Tribunal de Justiça.
..................................................................................
Texto e Foto: Bruno Brito | Ascom TJPE