Notícias

Desembargador Frederico Neves é condecorado com a mais alta distinção do Exército Brasileiro

Desembargador Frederico Neves e o ministro da Defesa do Brasil, Raul JungmannO desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Frederico Neves, foi condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Militar – grau de Grande Oficial. Concedida pela Presidência da República e entregue oficialmente no Dia do Exército, essa é a mais elevada distinção honorífica no âmbito do Exército Brasileiro. A solenidade, realizada no Comando Militar do Nordeste, em 19 de abril, marcou a passagem do aniversário de 369 anos do Exército. Na foto, o desembargador Frederico Neves e o ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann.

Perfil – Frederico Ricardo de Almeida Neves graduou-se bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Pernambuco. O seu ingresso na magistratura estadual deu-se em junho de 1985, quando assumiu o cargo de juiz substituto da comarca de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco. Em 1990, foi promovido, pelo critério de merecimento, para a comarca do Recife, onde atuou na 3ª Vara Cível e na 16ª Vara Cível. Em abril de 2002, foi promovido, por merecimento, para o cargo de desembargador do TJPE. 

O magistrado ocupou os cargos de diretor do Centro de Estudos Judiciários do TJPE em duas gestões e de presidente da Escola Superior da Magistratura no biênio 2008/2009. Presidiu a Comissão da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), constituída para colaborar na elaboração do Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil. O desembargador ocupou ainda os cargos de ouvidor do TJPE (biênio 2010/2011), de corregedor-geral da Justiça (biênio 2012/2013) e de presidente do TJPE (biênio 2014/2015).
............................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE