Notícias

Coordenadoria da Mulher do TJPE recebe alunos do curso de Psicologia da FPS

A psicóloga da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Igarassu, Clarissa Correia, e ao centro a desembargadora Daisy Andrade proferindo palestra 

Na manhã desta terça-feira (4/10), a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) recebeu a visita de cerca de 65 alunos de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). O encontro aconteceu no Salão da 3ª Vara do Tribunal do Júri Popular da Capital, no Fórum Thomaz de Aquino, e teve como objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a estrutura e a atuação do Poder Judiciário no combate à violência doméstica contra a mulher. Confira as fotos.   

O evento acadêmico, efetuado em parceria com a Justiça estadual, faz parte do cronograma da disciplina de Prática em Psicologia, ministrada na referida instituição de ensino pela professora Valéria Correia. Na ocasião, os alunos foram recebidos pela coordenadora da Mulher do TJPE, desembargadora Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, e assistiram palestra proferida pela psicóloga da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Igarassu, Clarissa Correia.

A desembargadora Daisy Andrade Pereira apresentou a estrutura da Coordenadoria da Mulher do TJPE aos alunos presentes, bem como os objetivos e projetos da unidade com foco no combate à violência contra a mulher em Pernambuco, como as ações Dialogando sobre a Lei Maria da Penha nos espaços públicos, Mãos EmPENHAdas contra a violência doméstica, Sinal Vermelho, Semana da Justiça pela paz em Casa no TJPE, Violência contra a mulher, todos dizem não – Esta é a regra do jogo, Projeto Recomeçar, Carta de Mulheres e o aplicativo Nísia, entre outros. A coordenadora da Mulher do Poder Judiciário estadual também ressaltou a importância da Rede de Enfrentamento à Violência contra à Mulher de Pernambuco nas ações de combate e prevenção de violência doméstica e de gênero. Na ocasião, foi entregue aos participantes material pedagógico sobre a temática, com informações, contatos e locais para denúncias de casos de violência contra a mulher.

“É muito importante propiciarmos este tipo de evento que reúne o Poder Judiciário e instituições de ensino, pois além de apresentar aos estudantes o papel da Psicologia no Poder Judiciário, também possibilita a ampliação na disseminação do conhecimento sobre a relevância social do combate à violência contra as mulheres. É um prazer receber esses estudantes e apresentar a coordenadoria da Mulher, que atua como um braço gestor do TJPE, dando suporte às varas especializadas na temática e integrando a Rede de Proteção às Mulheres no Estado, além de desenvolver projetos que têm como objetivo a prevenção da violência contra a mulher, em acordo com a Resolução 254/2018, do Conselho Nacional de Justiça”, pontuou a magistrada.  

Em sua palestra, a psicóloga do Tribunal de Justiça pernambucano apresentou aos estudantes como é realizado o trabalho das equipes técnicas que atuam nas Vara da Mulher do Estado, abordando os tipos de violência tipificados na Lei Maria da Penha e o Ciclo da violência de gênero, e como é o trabalho do psicólogo jurídico nas unidades judiciárias que lidam com o tema. “É importante oferecer esta visão de como atua o psicólogo em um Tribunal de Justiça, mais especificamente daqueles que trabalham em Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, e poder assim ampliar o conhecimento dos estudantes sobre suas escolhas profissionais e a importância do compromisso social com o tema”, afirmou Clarissa Correia.

A servidora da Coordenadoria da Mulher, Claudianice Melo, ao lado da professora de Prática em Psicologia Jurídica da FPS, Valéria Correia

Para a professora de Prática em Psicologia Jurídica da FPS, Valéria Correia, a ação desta terça-feira é muito significativa para seus alunos, sobretudo por estes cursarem o 6° período do curso, fase que antecede o estágio. “É uma oportunidade ímpar, que ajuda a direcioná-los para o aperfeiçoamento e nas suas escolhas de estágio. Eu agradeço muito a desembargadora Daisy Andrade Pereira por este momento, por ela ter podido abrir um espaço de diálogo e compartilhar a sua experiência como coordenadora da Mulher do Tribunal”, afirmou a professora.

Na ocasião, o aluno José Antônio Guedes, falou da importância do evento e da ampliação do tema para o dia a dia profissional na área de psicologia, por se tratar de uma realidade social. “Não tem como nós, estudantes e profissionais das ciências humanas e de Saúde, não nos aproximarmos e nos sensibilizarmos com o tema da violência doméstica, pois este tema vai estar presente em nossos consultórios, no trabalho com a psicologia social e jurídica, com a psicologia no geral, que é uma ciência da mente”, pontuou. 

Para saber mais sobre a atuação da Coordenadoria da Mulher de Pernambuco, acesse AQUI
..................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE