Notícias

Coordenadoria da Mulher divulga informações sobre a Lei Maria da Penha no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes

Distribuição de informativos sobre violência contra mulher
No local, foram distribuídos informativos sobre violência contra mulher

Durante esta segunda-feira (15/8), a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) divulgou informações à população sobre a Lei Maria da Penha e reforçando a Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. A ação, que começou às 7h e terminou às 15h, deu início às atividades da 21ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa e conta com o apoio de Aena e Kallas Mídia OOH, que disponibilizou espaços de divulgação eletrônica no aeroporto e também integra parceria para divulgação das atividades por meio das redes sociais do Tribunal @tjpeoficial e da Mídia Aeroportuária @kallasmidia.

A coordenadora da Mulher, desembargadora Daisy Andrade, acompanhou a atividade e destacou as dificuldades enfrentadas. “O grande desafio é quebrar o silêncio. Então o Tribunal de Justiça de Pernambuco, através da Coordenadoria, sempre estimula ao informar que o silêncio não protege e que a mulher deve procurar ajuda”, explicou. “Outro grande desafio é, exatamente, auxiliar as pessoas a identificarem as situações em que elas vivem um ciclo de violência. O feminicídio, por exemplo, é a violência extrema, mas na maioria das vezes não é a primeira”, completou a coordenadora. 

Edilúzia Maria Ricardo de Souza e seu esposo, Maurício da Silveira, foram algumas das pessoas abordadas durante a ação e falaram sobre a relevância das mulheres conhecerem seus direitos e as leis que as protegem. “Eu acho essa iniciativa muito importante. A minha filha passou por isso. Eu disse a ela, leia a Lei Maria da Penha para você entender e faça seu marido ler para saber o que está acontecendo”, disse a passageira que afirmou que sua filha não desabafava e comia descontroladamente devido à situação, chegando a pesar cerca de 100 quilos. “Eu não tenho estudo, mas o que eu entendo, falei para ela. Agora ela já não passa mais por isso e está ensinando a outras mulheres”, afirmou.

Ação no aeroporto
Integrantes do Judiciário pernambucano e da Kallas Mídia durante a sensibilização
 

O magistrado da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Cabo de Santo Agostinho, Francisco Tojal, também esteve presente no local e expôs o compromisso do TJPE em atividades que previnam esse tipo de violação. “Essa é uma ação que decorre de um projeto que nós temos, que é o Dialogando sobre a Lei Maria da Penha nos espaços públicos, que visa justamente trazer à população um conhecimento maior sobre direitos humanos, sobre a Lei Maria da Penha. Ressaltando que o Tribunal de Justiça de Pernambuco, através da Coordenadoria da Mulher, está cada vez mais comprometido em assegurar a dignidade humana das mulheres em situação de violência e a disseminar conteúdos que possam prevenir”, disse.

Para a Head de Nordeste da Kallas Mídia OHH, Jacqueline Choairy, a parceria feita e a divulgação dessas informações vai além da responsabilidade social. “Trazer visibilidade para esses assuntos e causas é um ato de solidariedade, poder proporcionar esse espaço e ajudar na divulgação do projeto trazendo informação para a população, é o primeiro passo para mudar essa realidade”, afirmou Jacqueline.

A Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promovida em parceria com os tribunais brasileiros. Durante o ano são realizadas três edições que acontecem nos meses de março, agosto e novembro. Além da sensibilização sobre a violência contra a mulher, neste período as Varas especializadas no tema também priorizam as audiências e os julgamentos dos processos relacionados ao assunto para que os casos sejam solucionados de forma mais célere. 

………………………………….
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Divulgação e Armando Artoni | K9 Produções