Notícias

Biblioteca do CICA apresenta Cine Aprendiz

 

Com o objetivo disseminar o conhecimento e a integração social, a Biblioteca do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA) em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (CIJ/TJPE) vem promovendo, desde o mês de maio, o projeto Cine Aprendiz. A iniciativa sociocultural, que consiste na exibição de filmes aos adolescentes do projeto Jovem Aprendiz lotados nas unidades do Poder Judiciário estadual, é promovida na Sala de pesquisas da Biblioteca do CICA, na Rua Fernandes Vieira, n° 405, no bairro da Boa Vista, em Recife.

Nas sessões, o projeto da Biblioteca do CICA utiliza recursos audiovisuais, a exemplo de filmes e documentários, como meio didático para inserção da literatura e de temas transversais na formação dos jovens aprendizes. A ação promove, assim, uma interação sociocultural e também a formação crítico-reflexiva, além de incentivar o gosto pelas artes da Literatura e do Cinema nos adolescentes. 

Para o Cine Aprendiz, de início, foram selecionadas autoras e autores brasileiros que tiveram suas obras adaptadas para o cinema. O grupo gestor do projeto também pensa em priorizar autores e autoras constantes nos últimos anos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo em conta que alguns jovens do projeto vão efetuar a prova do citado exame neste ano.  

No mês de maio, foi exibido o filme O auto da compadecida, com base na obra de mesmo nome do escritor Ariano Suassuna; em junho, o público-alvo contou com a apresentação do filme Memórias póstumas de Brás Cubas, inspirado no livro de Machado de Assis; em Julho, foi a vez da exibição de Lisbela e o prisioneiro, de Osman Lins; e em agosto, os jovens aprendizes assistiram O menino no espelho, de Fernando Sabino. 

Antes da exibição de cada filme, há uma apresentação da biografia do autor ou da autora, dando ênfase à sua obra e à escola literária a qual pertence. Nas discussões, elenca-se, ainda, as diferenças entre a obra literária e as adaptações feitas para o cinema.  

Após a exibição do filme, são distribuídas questões sobre a autora ou autor estudado para que os adolescentes possam responder e discutirem em grupo. Caso não respondam no referido momento, há a oportunidade de os jovens levarem as questões para serem respondidas em suas respectivas residências. Os jovens recebem também as respostas comentadas dessas questões, como uma forma de familiarização com as formulações das perguntas do Enem e de outros concursos.  
 
As próximas obras e sessões de cinema a serem exibidas do Cine Aprendiz do Cica serão: Capitães de areia, de Jorge Amado; A hora da estrela, de Clarice Lispector; Menino maluquinho, de Ziraldo; As aventuras do avião vermelho, de Érico Veríssimo; Eu e meu guarda-chuva, de Branco Mello; Corda bamba - A história de uma menina equilibrista, de Lygia Bojunga Nunes; e Vidas secas, de Graciliano Ramos. 

....................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE