Navegação do site
É com base nessa prerrogativa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará nos dias 29 e 30 de novembro a 2ª edição dos Caminhos Literários no Socioeducativo. A iniciativa faz parte do Programa Fazendo Justiça, executado pelo CNJ em parceria com o PNUD Brasil para acelerar mudanças no campo da privação de liberdade.
Da poesia ao rap, do livro ao roteiro, é tempo de celebrar a leitura e suas diferentes variações! Com o tema Manifestações Literárias e Participação Juvenil, o evento incentiva a leitura entre adolescentes e jovens, especialmente aquelas e aqueles em cumprimento de medidas socioeducativas. O evento será online, transmitido ao público em geral com emissão de certificado. A programação segue nos dias 6, 7 e 13 de dezembro, com eventos exclusivos ao público de unidades socioeducativas e a realização da Primeira Conferência Livre de Cultura no Sistema Socioeducativo.
Em Pernambuco participarão as Unidades do Cenip Caruaru, CASE Vitoria de Santo Antão e CASE Sta Luzia. Para a juíza coordenadora adjunta de Políticas Socioeducativas do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo, Marília Martins Ferraz “o acesso à cultura em suas mais diversas formas promove inclusão e ampliação do conhecimento. A leitura deve se fazer presente em todo ciclo socioeducativo como ferramenta de reflexão, comunicação, expressão de ideias e emancipação, preparando o adolescente para o pós-medida, momento importante no ciclo socioeducativo”. Acrescenta ainda que a participação de todos que fazem o Sistema de Garantia de Direitos, incluindo os magistrados que atuam na área infracional é de fundamental importância para fomentar ainda mais a leitura e promover práticas integrativas entre o judiciário e os/as adolescentes.
Confira a programação completa e acesse os links de transmissão em https://bit.ly/caminhosliterarios2
..............................................
Texto: Divulgação