Notícias

Círculos de Construção de Paz e Cuidado são destaques na Semana Internacional da Justiça Restaurativa em Pernambuco

Uma série de atividades em todo o país, com destaque para os Círculos de Construção de Paz e Cuidado, invadiu os tribunais de justiça e órgãos parceiros para brindar a Semana da Justiça Restaurativa no Brasil. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) marcou presença na ação, com a realização de inúmeras atividades relacionadas ao tema.

Em diversos locais que compõem a estrutura do TJPE, a prática restaurativa ganhou vida por meio desses círculos, proporcionando um espaço seguro para o diálogo, busca por soluções consensuais e de cuidado com a saúde mental de servidores, terceirizados e parceiros. Teve círculos no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA); no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec); na Coordenadoria Estadual da Família (Cefam) e no Fórum de Moreno. Todos puderam experimentar a força transformadora que o diálogo tem.

No Nupemec, a facilitadora Erika Amorim conduziu um Círculos de Construção de Paz e Cuidado com o objetivo de aprofundar a compreensão dos servidores sobre a metodologia restaurativa e suas aplicações no contexto do tribunal.

No Fórum de Moreno, uma experiência especial marcou a semana: o facilitador Pedro Rodrigo e a co-facilitadora Lilian Oliveira conduziram um Círculos de Construção de Paz e Cuidado introdutório, direcionado a Conselheiros Tutelares e seus suplentes. O objetivo foi ampliar a compreensão sobre as práticas restaurativas e suas possíveis aplicações no cotidiano do trabalho desses profissionais.


Além do ambiente institucional, a Justiça Restaurativa também chegou ao Lar Fabiano de Cristo (instituição da rede parceira do Capema – Centro de Acompanhamento e Penas e Medidas Alternativas). Em uma cerimônia de abertura conduzida pelas próprias crianças da instituição, um Círculo de Construção de Paz e Cuidado guiado pelas facilitadoras Louise Magalhães e Lígia Wanderley proporcionou um momento de conexão e reflexão para todos os presentes.


 

A psicóloga Danielle Sátiro, que atua na Justiça Restaurativa da Coordenadoria da Infância, juntamente com Hebe Pires, Maria Teresa Sampaio e Kátia Assad, destacou que “o engajamento que podemos ver nesta Semana permite compreendermos como está ocorrendo o processo de expansão da Justiça Restaurativa no TJPE e como a instituição proporciona e promove a Cultura de Paz na Organização”, pontuou Danielle. 

A iniciativa do TJPE demonstra o compromisso da instituição com a construção de uma justiça mais humana e eficaz. Ao promover os Círculos de Construção de Paz e Cuidado e outras iniciativas restaurativas, o tribunal contribui para a promoção da paz, da reconciliação e da construção de uma sociedade mais justa.
 

..................................................................
Texto: Ana Paula Santos | CIJ
Fotos: cortesia