Notícias

Chefe do Judiciário Estadual recebe visita da embaixadora da República da Albânia

O desembargador Jovaldo Nunes conversou com a embaixadora da Albânia, Tatjana Gjonaj, na Presidência do TJPE

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jovaldo Nunes, recebeu a visita de cortesia da embaixadora da República da Albânia no Brasil, Tatjana Gjonaj. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (8), na sala da presidência do Palácio da Justiça, no bairro Santo Antônio. Na ocasião, ainda estavam presentes o cônsul geral da Albânia, Lamartine Hollanda Junior, o esposo da embaixadora, Vladmir Gjonaj, e o juiz assessor da Presidência do Tribunal, Carlos Moraes.

A Albânia está localizada no Leste Europeu. Essa é a primeira vez que a diplomata vem a Pernambuco. O objetivo da viagem é visitar os três poderes do Estado, o primeiro deles foi o Judiciário. A representante mora no Brasil há três anos e é a primeira embaixadora albanesa residente no país.

No encontro, os participantes falaram sobre os aspectos políticos, judiciais e econômicos da Albânia, destacando as diferenças e semelhanças com o Brasil. A embaixadora ainda destacou a possibilidade de intercâmbio entre o Brasil e a Albânia. "O intercâmbio é importante, pois apesar de longe, geograficamente falando, os dois países têm muita coisa em comum", destacou. A diplomata também ressaltou seria importante o Brasil reconhecer a independência de Kosovo, país de maioria albanesa que se declarou independente da Sérvia em 2008.

Sobre a possibilidade de intercâmbio, o presidente do Tribunal de Justiça declarou interesse na parceria. "Através dessa interação, podemos conhecer e compartilhar experiências sobre a cultura jurídica da Albânia, bem como a apresentar o nosso próprio sistema", afirmou o desembargador Jovaldo Nunes, que se declarou lisonjeado com a visita.

................................................................................................................

Texto e Foto: Vanessa Oliveira | Ascom TJPE