Notícias

CGJ garante celeridade no Fórum de Ipojuca

Equipe da Corregedoria e equipe de Ipojuca juntos pela Conciliação

A Corregedoria Geral de Justiça realizou entre os dias 1 e 3 de outubro a Primeira Semana de Conciliação em Ipojuca. Com o objetivo de promover a conciliação como rotina cartorária nas unidades, o mutirão resultou em 460 audiências realizadas, sendo 225 com sentença proferida. A ação foi instituída através da portaria n° 291/2014 e conta com a parceria do Ministério Público de Pernambuco e da Defensoria Pública estadual.

Durante a ação, foram realizadas 228 audiências com deliberação, 103 audiências penais, 122 audiências com sentença por renúncia expressa ou tácita e sete audiências nas quais o Ministério Público requereu o arquivamento do processo. "Destaco o engajamento de todos os servidores da Vara Criminal, da Corregedoria, dos Promotores de Justiça e Advogados que participaram da 1ª Semana de Conciliação em Ipojuca, na construção de uma consciência de solução pacificadora dos conflitos entre as partes envolvidas nos litígios", fez questão de afirmar na ocasião o juiz de Ipojuca, Márcio Araújo dos Santos.

O programa aconteceu com o auxílio da equipe especial do Núcleo de Apoio aos Juízes (NAJ), coordenada pela assessora especial da Corregedoria, juíza Maria Auri Alexandre Ribeiro. "A conciliação é um meio alternativo de solução de conflitos que, além de trazer inúmeros benefícios às partes, desafoga o judiciário e possibilita uma prestação jurisdicional célere e eficaz, sendo de capital importância a difusão da cultura da conciliação como busca da paz social", explicou o corregedor geral da Justiça, desembargador Eduardo Paurá Peres.

Além de ser importante por disseminar a cultura de paz, a conciliação é um meio alternativo de solução de conflitos que traz inúmeros benefícios às partes, desafoga o judiciário e possibilita uma prestação jurisdicional ágil e eficaz.

....................................................................

Texto: Rosa Miranda | Ascom CGJ