Notícias

Caravana da Conciliação alcança 51% de acordos

Pessoas sendo atendidas dentro do ônibus do TJPE

Com apoio da DPPE e de outros parcerios, atendimento foi realizado dentro e fora do ônibus do TJPE

A primeira edição do programa Caravana da Conciliação, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no Interior do estado, obteve o saldo de 250 sessões de conciliação promovidas e 127 acordos realizados, o que equivale a 51% de consenso entre as partes. Durante a ação, foram realizadas 27 orientações jurídicas e exatos 1.182 atendimentos em serviços de cidadania oferecidos em parceria com órgãos e entidades das esferas pública e privada. Promovida por meio do programa Justiça Itinerante, a iniciativa levou até as comunidades, através de uma unidade móvel, equipes voltadas a orientação e encaminhamento jurídicos e sessões de conciliação.

De 11 a 22 de março deste ano, nove municípios do Interior de Pernambuco receberam ações da caravana. As cidades atendidas nesta primeira edição do programa foram Araripina, Belo Jardim, Cabrobó, Custódia, Floresta, Ouricuri, Parnamirim, Pesqueira e Serra Talhada. O programa é desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPE, através da Gerência de Tratamento de Demandas Repetitivas e Grandes Eventos.

“Ao colocarmos em prática essa iniciativa, estamos realizando um grande sonho. Além de expandir a pacificação social por meio da prática da conciliação, que é a melhor maneira de se decidir um processo ou uma contenda que poderia gerar uma ação judicial, a iniciativa promove cidadania com a expedição de documentos e ações na área de saúde. É muito gratificante ver a Justiça saindo dos fóruns para atender o jurisdicionado próximo a sua residência. Agradeço a gestão do Judiciário estadual pernambucano por nos dar total apoio e suporte para a realização desse trabalho”, pontuou o coordenador-geral do Nupemec TJPE, desembargador Erik Simões.

O presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, destacou como saldo da promoção da Caravana da Conciliação pelo interior a aproximação entre o Judiciário e a população, nos lugares mais distantes. “Uma das mais valorosas atitudes que podemos ter enquanto servidores públicos é levar a Justiça até onde o povo está. Esse é o objetivo da Caravana da Conciliação. Procuramos com o programa inovar nossa atuação para pacificar e unir a sociedade. Parabenizo o Nupemec e os demais setores que contribuíram para a realização deste programa”, declarou.

Roteiro – A primeira cidade em que a unidade móvel do Justiça Itinerante chegou foi Belo Jardim, na segunda-feira (11/3). Na sequência, o ônibus seguiu para Pesqueira (12/3); Custódia (13/3); Serra Talhada (14/3) e (15/3); Araripina (18/3); Ouricuri (19/3), Parnamirim (20/3), Cabrobó (21/3) e Floresta (22/3). Além da equipe do Nupemec do TJPE, a inciativa contou com a presença de representantes da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) em todas as comarcas.

............................................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Foto: Cortesia