Navegação do site
Camaragibe inaugura Central de Depoimento Acolhedor para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
Descerramento da placa das novas instalações da Central contou com a presença de representantes do Judiciário estadual, da Defensoria Pública e da Prefeitura de Camaragibe
A primeira Central de Depoimento Acolhedor do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) a ser instalada fora da capital pernambucana foi inaugurada nesta sexta-feira (29/8) no Fórum de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. O espaço oferece sala exclusiva para o depoimento de crianças e adolescentes que sofreram ou testemunharam violência sexual. No local, um sistema de áudio e vídeo permite que o depoimento chegue à sala de audiência, reduzindo danos à vítima. O presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, esteve à frente da solenidade.
Juízes de comarcas próximas poderão realizar audiências com apoio da Central de Depoimento Acolhedor de Camaragibe. Técnicos preparados atuarão para coletar o testemunho de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. O serviço visa reduzir os danos psicológicos da criança ou do adolescente, além de obter provas testemunhais de maior qualidade e confiabilidade.
A criança ou adolescente é ouvido durante a audiência, em um ambiente acolhedor projetado para essa escuta. A interação com a sala de audiência tradicional, onde se encontram o juiz, o promotor de justiça, os advogados, o réu e o serventuários da Justiça, é realizada através do sistema de áudio e vídeo. "Isso garante que a vítima não seja sugestionada para responder às perguntas, pois se estabelece um ambiente de confiança", afirmou a diretora do Fórum de Camaragibe, juíza Roberta Vasconcelos.
O presidente do TJPE elogiou o empenho dos juízes e servidores do Fórum de Camaragibe na viabilização da Central, que teve o incentivo do coordenador da Infância e Juventude do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueiredo. "Em um momento como este, emociono-me com a iniciativa e o compromisso ético e moral dos que prestam este serviço ao público. Esta Central de Depoimento Acolhedor nos deixa orgulhosos enquanto cidadãos pernambucanos, pois as crianças são o futuro do país e precisam ser tratadas com respeito, carinho e amor. Nós, do Poder Judiciário, temos o dever de encontrar soluções para os problemas das pessoas mais desassistidas", afirmou Frederico Neves.
De acordo com o coordenador da Infância e Juventude, o TJPE pretende implantar centrais de depoimento acolhedor nas comarcas de Petrolina, Garanhuns e Caruaru. "É indispensável avançar na instalação de outras Centrais. Tenho certeza que Camaragibe será um exemplo para todas as comarcas na boa prestação do serviço judicial à população de Pernambuco", ressaltou.
Estatísticas – Os crimes sexuais contra crianças e adolescentes são praticados, na maioria das vezes, por parentes ou pessoas conhecidas da vítima. Segundo dados coletados pela Central de Depoimento Acolhedor da Capital, 62% das vítimas sofrem agressão na casa de familiares e 24% dos casos ocorrem na vizinhança. Apenas 4% dos autores da violência são estranhos à vítima.
Serviço:
Central de Depoimento Acolhedor de Camaragibe
Endereço: Avenida Doutor Belmino Correia, 144, Centro, Camaragibe
............................................................
Redação | Ascom TJPE
Foto: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira