Notícias

Audiência em formato digital é implantada no TJPE em caráter experimental

A audiência inaugural foi realizada com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco

 

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Stênio Neiva, instalou, nesta quarta-feira (6), um sistema de audiência em formato digital em seu gabinete. O novo serviço, que está funcionando em caráter experimental, visa criar mais um canal de atendimento a advogados. A audiência inaugural foi realizada com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco, Pedro Henrique Reynaldo Alves. Estiveram presentes na ocasião o presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes, o corregedor geral de Justiça, desembargador Frederico Neves, o desembargador Ricardo Paes Barreto, o diretor do foro do Recife, juiz João Alberto Siqueira e integrantes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O modelo, que une criatividade e tecnologia, foi criado pela ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça. As audiências acontecerão através de videoconferência, mediante agendamento prévio por e-mail do advogado habilitado. O objetivo é auxiliar, principalmente, os advogados que atuam em outros municípios e que, com o novo serviço, não precisarão mais se deslocar para o Recife para ter acesso ao julgador.

"O formato é muito simples e o próprio Conselho Nacional da Justiça tem estimulado que outros estados adotem práticas inovadoras como essa. Inicialmente, o atendimento será realizado todas as terças-feiras. Assim, os advogados serão atendidos pelo julgador sem precisar vir ao Recife, economizando tempo e recursos gastos com o deslocamento", explicou Stênio Neiva. O magistrado explica, ainda, que o novo serviço não afetará o atendimento presencial e não vai gerar custos adicionais para o Tribunal.

O presidente do TJPE destacou que a mesa diretora tem atuado no sentido de garantir aos cidadãos uma prestação jurisdicional mais célere e que as audiências em formato digital acontecem na mesma perspectiva. "Esse é um modelo que reduz distâncias e traz economia. Tem o nosso apoio e com certeza vamos expandi-lo", afirmou.

O presidente da Ordem dos Advogados ressaltou que a instituição louva a iniciativa do Judiciário, que tem utilizado a tecnologia para enfrentar o acúmulo de demandas que recebe. "Essa iniciativa é um incremento do acesso ao Poder Judiciário. Vai trazer grandes benefícios, sobretudo à advocacia do Interior", disse.

 

............................................................................................

Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE

Foto: Rafael Bento | Agência Rodrigo Moreira